UAL e INEM estabelecem para formação em Suporte Básico de Vida

UAL e INEM estabelecem para formação em Suporte Básico de Vida

Protocolo entre as duas entidades abrange área da formação, cooperação técnica e científica.

A Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias (ESESFM), do grupo da Universidade Autónoma de Lisboa, e o INEM, vão avançar com uma parceria no âmbito da formação e cooperação técnica e científica.

A relação já foi formalizada através da assinatura de um protocolo que, na prática, irá resultar em formações ministradas pelo INEM na Escola Superior de Enfermagem, em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE), além da formação de formadores em SBV/DAE. 

O protocolo vai permitir acreditar a Escola Superior de Enfermagem enquanto entidade formadora em SBV/DAE, uma vez garantidos os pressupostos necessários. Para a Diretora da Escola Superior de Enfermagem, Elsa Restier Gonçalves, “o acesso a esta formação por parte dos alunos de Enfermagem numa fase inicial [do seu percurso académico] será bastante útil quer para a sua formação, quer para todos aqueles com quem terão contacto no futuro, enquanto profissionais de saúde”.

O protocolo estabelece ainda que a Escola de Enfermagem, do Grupo Autónoma, irá apoiar ações de formação de interesse para os profissionais do INEM, garantindo benefícios de acesso a estes trabalhadores, nomeadamente através de bolsas, descontos ou atribuição de vagas. Finalmente, as instituições vão ainda colaborar no desenvolvimento de projetos de investigação.

João Varandas Fernandes, Diretor das Ciências da Saúde do Grupo Autónoma, explica que esta parceria resulta do conhecimento “da importância que o setor saúde desempenha na sociedade e que levou, em conjunto com INEM, a criar normas protocolares que impactam diretamente num conhecimento mais profissional, proporcionando competências para ambas as Instituições. As ações de formação a realizar fortalecem o conhecimento em áreas especificas da saúde, com benefícios para toda a comunidade”.

O presidente do INEM, Sérgio Dias Janeiro, acrescenta que esta sinergia entre as duas entidades simboliza “a abertura de um manancial de possibilidades com grande benefício para ambas as partes e, em última análise, para a comunidade”.