APFPC promove formação Material de Penso e Feridas Radiológicas para farmacêuticos comunitários
Curso online arranca a 29 de outubro e aposta em casos práticos e competências aplicadas ao cuidado dos utentes.

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade (APFPC) vai lançar uma nova formação dedicada ao tema das feridas e material de penso, intitulada “Material de Penso e Feridas Radiológicas”. O curso, que arranca no dia 29 de outubro, pretende reforçar o papel do farmacêutico comunitário na identificação, acompanhamento e tratamento de diferentes tipos de feridas, incluindo as de origem radiológica.
A formação, creditada pela Ordem dos Farmacêuticos, tem como objetivo capacitar os profissionais com conhecimentos sólidos sobre a etiologia e fisiologia das feridas, cuidados e reabilitação dos doentes e utilização adequada dos dispositivos médicos disponíveis em farmácia comunitária, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos utentes.
Desenvolvida com o apoio da MC Medical by Palex, a ação formativa será ministrada ao longo de três sessões online com forte componente prática, conduzidas pelo farmacêutico Pedro Charneca e pela enfermeira Elisabete Soares. As sessões decorrem nos dias 29 de outubro, 5 e 11 de novembro, sempre às 21h00, e incluem discussão de casos reais e partilha de boas práticas.
De acordo com a APFPC, esta iniciativa “visa garantir um cuidado de qualidade e proximidade, contribuindo para a melhoria da saúde e do bem-estar dos utentes, através da valorização do papel clínico do farmacêutico comunitário”.
A formação tem um custo de 35 euros para sócios e 90 euros para não sócios da APFPC. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do formulário online.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial da associação, em https://apfpc.pt, ou através do e-mail formacao@apfpc.pt.




