“Parque do Peso da Mudança”: experiência imersiva que repensa a obesidade
Realidade virtual percorre centros comerciais do país para sensibilizar a população e combater o estigma associado à obesidade, doença que afeta 68% dos adultos portugueses.

Tendo como ponto de partida uma viagem de poucos minutos que pode mudar a perceção sobre uma das doenças mais prevalentes em Portugal, a iniciativa “Parque do Peso da Mudança” é sinónimo de uma experiência de realidade virtual que convida o público a colocar-se no lugar de quem vive com obesidade.
A iniciativa conta com vários apoio, sendo promovida pela Lilly em parceria com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), a Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas (SPCO) e a Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade (ADEXO), e vai percorrer vários centros comerciais do país entre outubro e novembro.
Na prática, este projeto de formato inovador transforma um simples banco de jardim virtual num espaço de empatia e reflexão, onde os visitantes são guiados por uma experiência que explora três dimensões da doença: as dificuldades quotidianas, a base biológica e genética que define a obesidade como condição médica complexa, e o peso do estigma social, simbolizado por uma “gruta escura” onde ecoam julgamentos e preconceitos.
Para Alicia de Castro, Diretora-Geral da Lilly Portugal, “o compromisso em ajudar as pessoas com obesidade é inabalável”, acrescentando que “com o Parque do Peso da Mudança, queremos transportar as pessoas para a realidade de quem vive com a doença, abordando não só as dificuldades físicas, mas também o peso do estigma social. Acreditamos que esta experiência pode acelerar a mudança de mentalidades.”
Já Paula Freitas, presidente da SPEDM, sublinha a importância de desmistificar a doença: “A obesidade é uma doença crónica com forte componente biológica. Ver esta realidade traduzida numa experiência acessível é um passo vital para que os doentes se sintam confortáveis em procurar ajuda médica.”
Também José Silva Nunes, presidente da SPEO, destaca o valor educativo da iniciativa: “Ao levar o público numa viagem que passa pelas dificuldades do dia a dia e pela ciência por trás da doença, esta experiência substitui o julgamento pelo conhecimento.”
Por sua vez, John Preto, presidente da SPCO, reforça que a experiência é “uma metáfora impactante para o isolamento que muitos doentes sentem”, apelando a uma abordagem baseada em “empatia, respeito e acesso ao tratamento”.
Para Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, o projeto dá voz a quem vive diariamente com o preconceito: “As vozes que ecoam nesta experiência são as que ouvimos todos os dias. Esta iniciativa mostra que a culpa não é do doente, mas sim da forma como a sociedade encara a obesidade.”
O “Parque do Peso da Mudança” estará presente em Oeiras Parque (24-26 outubro), MAR Shopping Matosinhos (31 outubro-2 novembro), Amoreiras Shopping Center (7-9 novembro), Nosso Shopping Vila Real (14-16 novembro) e Fórum Montijo (28-30 novembro).
Saiba mais em obesidadeumadoenca.pt.



