Conferência Anual da Alzheimer Portugal

Conferência Anual da Alzheimer Portugal

A Conferência Anual da Alzheimer Portugal decorrerá no dia 18 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian e terá como tema: “Doença de Alzheimer e outras Demências – da Ciência à Clínica


A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, incapacitante e sem cura, que prejudica a memória e outras funções cognitivas, sendo a causa mais comum de demência. Afeta milhões de pessoas mundialmente, cerca de 200 mil pessoas em Portugal, estimando-se que estes dupliquem até 2050, pelo que tem um grande impacto na nossa sociedade e é importante esclarecer a população da importância de um diagnóstico precoce, e a adotar hábitos de vida saudáveis, e que apesar de não haver cura há medicamentos que ajudam a controlar os sintomas, a retardar o avanço da doença e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Neste contexto, destacamos a Conferência Anual da Alzheimer Portugal (Associação Portuguesa de familiares e amigos dos doentes de Alzheimer) que decorrerá no dia 18 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian e terá como tema: “Doença de Alzheimer e outras Demências – da Ciência à Clínica”.

Esta conferência destina-se a informar familiares e cuidadores dos doentes de Alzheimer acerca das abordagens farmacológicas e não farmacológicas, avanços no diagnóstico, aspetos políticos e a perspectiva do cuidador. Pretendem-se debater questões muito pertinentes desta doença, como o que esperar dos novos fármacos e a quem se destinam, como garantir o seu acesso a quem deles precisa, se o diagnóstico hoje em dia é mais eficaz e se é possível de distinguir de outras formas de demência, abordagens não farmacológicas e a sua eficácia, e se existem políticas para as pessoas com demência e se estas medidas e o SNS estão preparados para os desafios da inovação neste campo.

“A realização de iniciativas como esta conferência representa não apenas um espaço de partilha científica e clínica, mas também uma oportunidade para afirmar a imprescindibilidade de uma abordagem interdisciplinar, interinstitucional e intersetorial na resposta às demências. A complexidade dos contextos de cuidado exige que se ultrapassem lógicas fragmentadas, promovendo articulações efetivas entre os setores da saúde, da segurança social, da educação e da comunidade. Trata-se de um espaço que deve promover uma ação comprometida com os direitos, a dignidade e a justiça social, contribuindo para a construção de respostas integradas que valorizem os cuidadores, considerem as especificidades das comunidades e das redes de apoio existentes, e assegurem a centralidade da pessoa no processo de cuidado. (Carla Ribeirinho, Professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Membro do Conselho Consultivo da Associação Alzheimer Portugal)

Pode obter mais informações sobre o programa em https://alzheimerportugal.org/wp-content/uploads/2025/10/Conferencia-Anual-Alzheimer-Portugal_programa.pdf e inscrever-se em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKmcSuzELiw_fymLUHpYJIF1NZxUrKcnmrMOy8HVXqNRFidQ/viewform.

(Fontes: https://alzheimerportugal.org/alzheimer-portugal/

https://alzheimerportugal.org/conferencia-anual-da-alzheimer-portugal-doenca-de-alzheimer-e-outras-demencias-da-ciencia-a-clinica/)