Farmacêutico português integra Missão Permanente de Portugal na ONU em Genebra
O farmacêutico Lucas Chambel foi nomeado adido técnico principal na Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais (NUOI), em Genebra.

A designação, com duração de três anos, foi proposta pela tutela da Saúde e oficializada pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, através do Despacho n.º 13413/2025, publicado em Diário da República.
No novo cargo, “Lucas Chambel terá um papel ativo na definição de políticas e na representação técnica de Portugal em vários organismos das Nações Unidas sediados na cidade suíça, incluindo a Organização Mundial da Saúde”, refere-se no site da Ordem dos Farmacêuticos”.
A função “envolve acompanhamento estratégico, participação em grupos de trabalho e articulação entre estruturas internacionais e autoridades nacionais, numa área onde a saúde global e a diplomacia científica assumem crescente relevância”.
Formado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa, Lucas Chambel possui ainda uma pós-graduação em Comunicação e Marketing Político pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da mesma universidade.
Em 2024, assumiu a presidência da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos, sendo também membro da Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, uma rede que promove a participação de jovens especialistas na construção de políticas públicas.
A nomeação representa um reforço da presença técnica portuguesa nos organismos internacionais, “num contexto em que temas como saúde pública, acesso a medicamentos, inovação terapêutica e preparação para emergências sanitárias se destacam nas agendas multilaterais”.




