Europa lança guias para uso seguro de suplementos de plantas

Europa lança guias para uso seguro de suplementos de plantas

Direção Europeia da Qualidade do Medicamento e Cuidados de Saúde (EDQM) publica novas orientações dedicadas ao uso seguro de suplementos alimentares à base de plantas, com coordenação portuguesa, reforçando a proteção dos consumidores e o papel dos profissionais de saúde.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: edqm


Os documentos, um guia dirigido a profissionais e um folheto para o público em geral, foram desenvolvidos com coordenação portuguesa e já estão disponíveis gratuitamente na plataforma FreePub da EDQM.

As publicações resultam do trabalho do Committee of Experts on Quality and Safety Standards in Pharmaceutical Practices and Pharmaceutical Care (CD-P-PH/PC) e foram coordenadas por Eva Mendes, perita da Direção de Avaliação de Medicamentos do Infarmed. A especialista sublinha que esta iniciativa “representa um avanço significativo no compromisso europeu com a utilização segura de suplementos alimentares à base de plantas”, ao disponibilizar informação harmonizada, fidedigna e de fácil compreensão.

Numa nota divulgada pela EDQM, é destacado que estes suplementos – definidos como “fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias destinadas a apoiar, reforçar ou otimizar o funcionamento saudável do corpo humano” – estão cada vez mais presentes no mercado. Este crescimento torna mais urgente o acesso a orientações claras, devido a preocupações relacionadas com segurança, qualidade, potenciais interações e alegações enganosas.

O guia destinado a profissionais fornece uma abordagem estruturada para o aconselhamento em contexto clínico, ajudando a identificar riscos, prevenir interações e promover um uso mais adequado destes produtos. Já o folheto orientado para consumidores oferece informação essencial para escolhas informadas, destacando a importância de seguir a rotulagem, procurar aconselhamento qualificado e adquirir produtos apenas em fontes seguras.

Com estas novas ferramentas, a EDQM espera reforçar a literacia em saúde e contribuir para uma utilização responsável dos suplementos à base de plantas, reduzindo riscos e promovendo melhores cuidados de saúde em toda a Europa.