EMA pede contributos sobre Inteligência Artificial no ciclo de vida dos medicamentos
Agência Europeia do Medicamento redigiu um documento que visa promover uma reflexão sobre o tema em toda a Europa.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que está a promover uma consulta pública a um documento que reúne um conjunto alargado de tópicos de reflexão sobre inteligência artificial e machine learning. Em comunicado, a EMA adianta que pede contributos aos profissionais acerca desta matéria no que diz respeito às várias etapas do ciclo de vida dos medicamentos humanos e veterinários, desde a descoberta da molécula ao cenário pós-autorização de introdução no mercado.
Segundo o mesmo comunicado, esta iniciativa integra a ação conjunta do Big Data Steering Group (BDSG) da Rede de Chefes de Agências de Medicamentos (HMA) e da EMA, na qual participou, designadamente, o Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP), na qual participa o Infarmed.
Ambas as agências apelam, assim, a todos os interessados que exprimam as suas opiniões e sugestões, nomeadamente de forma a ajudar a identificar oportunidades e riscos da IA na área dos medicamentos, os quais serão considerados na elaboração do documento final.
A consulta pública vai estar a decorrer até ao dia 31 de dezembro. Poderá aceder ao SITE para mais informações.