SNS: 33 hospitais com limitações nas urgências até ao Natal

SNS: 33 hospitais com limitações nas urgências até ao Natal

Só 50 unidades estarão a funcionar em pleno. Nas restantes, que representam cerca de 40% do total, haverá constrangimentos no acesso dos utentes.

A partir desta segunda-feira (18 de dezembro) e pelo menos até ao dia de Natal, vai haver muitos constrangimentos e encerramentos de urgências de ginecologia/obstetrícia e pediatria. Os grandes centros hospitalares estão sob pressão, a receber utentes de vários pontos do país. Na próxima semana há 33 unidades e 67 serviços com problemas informou a Direção Executiva do SNS.

De acordo com o plano de reorganização da rede divulgado, esta semana o SNS vai ter 33 unidades com urgências a funcionar com limitações. De acordo com o plano, os Serviços de Urgência do SNS têm 83 pontos em todo o País. Estarão 50 unidades a funcionar em pleno (60%), refere a Direção Executiva do SNS no documento.

Os responsáveis pelo plano destacam que a pressão nos serviços devido às infeções respiratórias da época, tanto no internamento como nas urgências, tem causado “picos de procura”, com tempos de espera mais demorados, mas menores do que em anos anteriores.

Os doentes são aconselhados a ligarem previamente para o SNS24 (808 242 424). Nas situações de urgência ou emergência deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM.

“Face às condicionantes da situação atual, poderão verificar-se constrangimentos acrescidos no acesso aos serviços de urgência, com principal impacto nos casos menos graves”, admite-se no documento.

Já os cuidados de saúde primários “devem reorganizar-se e assegurar períodos de atendimento não programado”, para doentes com patologia aguda, nomeadamente os que forem enviados pelo SNS24.