OMS reconhece Rede Europeia de Autoridades de Medicamentos como Autoridade Listada
Esta designação significa que a Rede foi reconhecida por cumprir as normas, orientações e práticas regulamentares internacionais.
A Rede Europeia de Autoridades de Medicamentos foi designada como Autoridade Listada (WLA) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta designação significa que a Rede, composta pela Comissão Europeia, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e as 30 autoridades nacionais dos Estados-Membros do Espaço Económico Europeu (entre as quais o Infarmed), foram reconhecidas por cumprir as normas, orientações e práticas regulamentares internacionais.
Uma WLA é uma autoridade reguladora ou um sistema regulador regional que foi considerado conforme com todos os indicadores e requisitos especificados pela OMS. A iniciativa WLA está a ser implementada pela OMS para promover o acesso e o fornecimento de produtos médicos seguros, eficazes e de alta qualidade.
Os WLA fiáveis e de alto desempenho listados pela OMS podem ser utilizados como referência pelas autoridades reguladoras que não dispõem de recursos para desempenhar todas as funções regulamentares necessárias ou que ainda não atingiram graus de maturidade mais elevados para a supervisão de medicamentos. Globalmente, espera-se que o quadro de Autoridades Listadas pela OMS promova a confiança, a convergência regulamentar, a harmonização de abordagens e a cooperação internacional.