À conversa com a LisbonPH sobre o maior evento de Pitch para estudantes de Ciências Farmacêuticas

À conversa com a LisbonPH sobre o maior evento de Pitch para estudantes de Ciências Farmacêuticas

Nesta entrevista, com a equipa da LisbonPH, falou-se sobre o PitchPH, criado há 9 anos que prepara estudantes de Ciências Farmacêuticas para o mercado de trabalho, conectando-os a várias áreas do setor Farmacêutico e promovendo oportunidades diversas.

Podem-nos falar um pouco sobre a história deste evento? Como surgiu a ideia de criar este evento de pitch no setor farmacêutico?

O PitchPH foi criado há 9 anos com o objetivo de preparar os estudantes de Ciências Farmacêuticas para o mercado de trabalho, respondendo à necessidade de ampliar as perspectivas profissionais destes alunos. Sendo um curso polivalente, o PitchPH surgiu para desmistificar a ideia de que os estudantes de Ciências Farmacêuticas estão limitados a uma carreira exclusivamente em farmácias comunitárias. De facto, o curso abre portas para uma diversidade de áreas, como farmácia hospitalar, análises clínicas, regulamentação, distribuição e todo o circuito do medicamento.

A ideia central do evento sempre foi facilitar o contacto entre os estudantes e os diversos setores da Indústria Farmacêutica, convidando representantes de empresas de renome a estarem presentes e ajudando os alunos a prepararem-se para se apresentarem a essas entidades.

Este foco na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e na criação de oportunidades foi a força motriz por detrás da primeira edição do PitchPH. Desde então, o evento tem sido aprimorado ano após ano, crescendo e adaptando-se às exigências do setor, tornando-se um ponto de encontro essencial entre os futuros Profissionais de Saúde e as empresas do setor farmacêutico.

Qual é o principal objetivo do evento deste ano? Existe algum foco específico para esta edição?

Este ano, o foco é a Inovação. Nas passadas edições do PitchPH, o objetivo sempre foi aproximar os estudantes recém-mestres ou de 5o ano do MICF ao tecido empresarial, mais ligado à Indústria Farmacêutica. Este ano, quisemos ir mais além, tendo como patrocinadores do evento não só empresas da Indústria Farmacêutica, como também Consultoras, Empresas de Distribuição Farmacêutica e até um Grupo de Farmácias. Nunca, até agora, um evento LisbonPH cresceu tanto em diversidade de setores farmacêuticos mas também com um novo espaço e dois novos momentos. Podemos dizer, com muito orgulho, que o PitchPH é o nosso evento bandeira e o objetivo principal é que seja um ponto de partida para os participantes que estarão presentes no dia 25 de Outubro.

Quais são as principais novidades que podemos esperar nesta edição do evento?

A LisbonPH, Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, apresenta a 9.a edição do PitchPH. Este ano teremos várias inovações e surpresas, refletindo o seu compromisso com a evolução e formação dos futuros Profissionais de Saúde. Este evento, que estabelece a ligação entre os estudantes e o Setor Farmacêutico, decorrerá no próximo dia 25 de outubro, e promete ser uma edição marcante.

Entre as principais novidades, podemos destacar:

Novo local do evento: Pela primeira vez, o PitchPH terá lugar no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Alvalade, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer este importante instituto, numa alteração que sublinha a aposta contínua no progresso.

Formato renovado e atividades complementares: Além do tradicional Rotating Pitch, onde os participantes podem apresentar as suas competências e ideias às empresas presentes, introduzimos dois novos momentos: um Business Case, em parceria com a IQVIA, onde os participantes, organizados em grupos, terão a oportunidade de resolver um caso prático, proporcionando uma experiência direta com desafios do mundo real e onde a equipa vencedora terá acesso a uma visita guiada aos escritórios da IQVIA; e ainda, uma Talk com o tema “Comunicação Persuasiva em Saúde”. Uma sessão formativa conduzida pela Dra Sandra Cardoso, Diretora do Departamento de Formação, Investigação, Inovação e Desenvolvimento da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, que abordará técnicas e estratégias de comunicação eficaz, especialmente relevantes para o contexto da saúde.

Estas novidades visam enriquecer a experiência formativa dos estudantes e reforçar a interação com o setor farmacêutico, proporcionando novas oportunidades de aprendizagem e crescimento. O PitchPH 2024 promete ser um evento repleto de momentos de evolução e conexão, alinhado com a missão da LisbonPH de preparar os Profissionais de Saúde do futuro.

Quem são os principais participantes e palestrantes? Há alguma presença internacional de destaque?

Nesta 9.a edição do PitchPH, o foco serão todos os alunos nas áreas das ciências da saúde, não só da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa mas de todas as Universidades do país. De forma a garantir um evento repleto para os participantes, este contará com empresas de renome reconhecidas pelo seu impacto no Setor Farmacêutico, incluindo algumas que figuram no top 20 Empresas Farmacêuticas em 2024. Estas entidades refletem a diversidade e inovação no setor da Saúde, tanto a nível nacional como internacional. Entre as entidades presentes, destacam-se STADA, Quilaban, L’Oréal, Glintt, Eli Lilly, Boehringer Ingelheim, Farmácias Reis Barata e Hovione.

(…)o foco serão todos os alunos nas áreas das ciências da saúde, não só da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa(…)

Além disto, alguns dos momentos-chave do evento serão a resolução de um Business Case em colaboração com a IQVIA, líder internacional no fornecimento de dados e análises para a área da Saúde, e uma talk lecionada pela Dra. Sandra Cardoso, Diretora do Departamento de Formação, Investigação, Inovação e Desenvolvimento da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Quais são os critérios utilizados para avaliar os pitches apresentados no evento?

Os pitches não terão uma nota formal, no entanto, cada participante receberá feedback construtivo diretamente dos representantes das empresas. A ideia é criar uma oportunidade para que os participantes se apresentem e interajam de maneira próxima com as empresas presentes. É pertinente lembrar que cada uma possui o seu próprio método de avaliação, uma vez que os processos de recrutamento e seleção são adaptados às suas necessidades específicas. Assim, esta aproximação pode abrir portas para futuras oportunidades profissionais, dependendo dos critérios e necessidades de cada organização.

De que forma o evento tem contribuído para o desenvolvimento do setor farmacêutico em Portugal?

O PitchPH tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento do setor farmacêutico em Portugal, atuando como uma ponte entre os futuros Profissionais de Saúde e as empresas da Indústria Farmacêutica, oferecendo uma plataforma única onde estudantes de Ciências Farmacêuticas e áreas relacionadas podem interagir diretamente com empresas do setor, criando oportunidades de networking, estágios e recrutamento.

Adicionalmente, o PitchPH permite o desenvolvimento de competências profissionais, através de inúmeras atividades que fazem parte do seu programa, incentivando uma mentalidade empreendedora e inovadora entre os jovens profissionais.

A presença de empresas e parceiros estratégicos demonstra o compromisso do PitchPH em adaptar-se às exigências do mercado, promovendo a colaboração e o diálogo entre o meio académico e o setor empresarial. Isto assegura que os estudantes não só compreendem as tendências atuais, mas também estão preparados para responder a desafios futuros. Ao promover a formação prática, o networking e a inovação, o PitchPH tem vindo a reforçar o desenvolvimento sustentável do setor farmacêutico em Portugal, ajudando a preparar aqueles que serão os futuros líderes da Indústria Farmacêutica.

Que tipo de feedback têm recebido dos participantes das edições anteriores? Há exemplos de sucessos que surgiram a partir do evento?

O feedback recebido dos participantes das edições anteriores do PitchPH tem sido extremamente positivo, destacando-se sobretudo a importância do evento como uma plataforma de transição entre o meio académico e o mercado de trabalho. Os estudantes referem frequentemente o impacto direto que o PitchPH teve no seu desenvolvimento pessoal e profissional, nomeadamente no que toca ao networking e à oportunidade de contacto direto com empresas da Indústria Farmacêutica. Podemos dizer que há, sim, vários exemplos de sucessos concretos que surgiram a partir do evento. É recorrente a contratação ou o agendamento de entrevistas entre os pitchers e as empresas presentes, onde contamos com exemplos práticos que remontam à edição passada, o que reforça o papel deste evento como catalisador de oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.

Quais são os planos para o futuro do evento? Pretendem expandir ou introduzir novos elementos?

A LisbonPH é extremamente focada na expansão e a 9.a Edição do PitchPH reflete esse compromisso! Para o futuro, conseguimos garantir que o essencial vai ser mantido: proporcionar conexões naturais e dinâmicas entre os estudantes e as maiores empresas do Setor Farmacêutico. Para além disto, teremos uma folha em branco onde iremos escrever a história de uma década de PitchPH, demonstrando a sua grandiosidade e com o desafio de transparecer todo o impacto causado nos últimos 10 anos, que não ficará por aí.

Poderão saber mais informações sobre o evento no SITE.