A banda desenhada enquanto ferramenta de mudança
A CERCIOEIRAS celebra 50 anos de missão com o lançamento do livro inVISÍVEIS – Histórias de Banda Desenhada Que Desmistificam Preconceitos sobre a Deficiência, uma obra coletiva que transforma a banda desenhada num instrumento de reflexão e inclusão social.

Com seis histórias e o propósito de dar visibilidade à diferença, o livro foi apresentado no Festival Amadora BD e tem coordenação de Hugo Pinto, que também assina uma das histórias.
Além disso, inVISÍVEIS reúne alguns dos mais reconhecidos nomes da banda desenhada portuguesa: Daniel Maia, Joana Afonso, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende, sendo a capa responsabilidade de Jorge Coelho.
Em comunicado, refere-se que “cada autor dá vida a uma narrativa distinta, mas unida por um mesmo propósito, dar voz a quem é muitas vezes invisível e desafiar os estigmas associados à deficiência”. As histórias abordam “barreiras sociais, invisibilidades e a urgência de construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva”.
“A banda desenhada tem um poder único para emocionar, ensinar e transformar. Este livro é inovador, porque traz para o universo artístico um tema que ainda precisa de ser olhado com empatia e sentido crítico.”
Hugo Pinto, coordenador do projeto
Mais do que um livro, inVISÍVEIS é uma ferramenta de mudança social. Entre “traços e palavras, a antologia celebra o direito à diferença e a força da diversidade, convidando o leitor a refletir sobre as várias formas de viver e perceber a deficiência”. O objetivo reafirmar “o papel da arte como meio de diálogo e transformação, mostrando que a inclusão também se desenha: uma página de cada vez.”

Fundada há cinco décadas, a CERCIOEIRAS – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade, CRL, continua a ser uma referência nacional no apoio à inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e o lançamento deste livro integra o programa comemorativo dos 50 anos da instituição, reforçando o seu compromisso em educar para a igualdade e sensibilizar através da cultura.
O livro está disponível em livrarias selecionadas e através e aqui, tendo um valor de capa de 14,90€. A receita obtida apoia diretamente os projetos da cooperativa.





