ANF alerta para escassez de medicamentos para diabéticos
Associação Nacional de Farmácias refere que também há outros medicamentos esgotados a nível internacional.
A Associação Nacional de Farmácias (ANF) voltou a alertar para as ruturas de stock dos medicamentos que devem ser usados contra a diabetes.
À “Renascença”, a ANF diz que a escassez deve-se, pelo menos em parte, ao facto de muitas pessoas usarem agora estes fármacos para emagrecerem. A presidente da ANF, Ema Paulino, revela que o problema está a levar os farmacêuticos a formar listas com os pacientes diabéticos para evitar que os tratamentos sejam interrompidos.
“Algumas pessoas já tiveram de fazer alterações à sua terapêutica. Tivemos de reenviá-las para o médico”, conta a presidente da ANF. Ema Paulino refere que também há outros medicamentos esgotados “a nível internacional, o que afeta Portugal” e pede que sejam “implementados planos de mitigação para evitar essa falta”.
“É uma situação que é preocupante, afeta diretamente as pessoas”, lamenta. A presidente da ANF defende que os farmacêuticos devem poder dar alternativa, à semelhança de protocolos que já existem no resto da Europa.
Ema Paulino pede, igualmente, “um equilíbrio” no que toca ao preço dos medicamentos: “Às vezes, baixar o preço a um medicamento, torna o seu acesso mais difícil, porque esgota e fica inviável”, considera.