Antidepressivos, benzodiazepínicos e anti-hipertensivos podem provocar xerostomia

Antidepressivos, benzodiazepínicos e anti-hipertensivos podem provocar xerostomia

É o que indica um estudo recente de investigadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, de março de 2020 e há mais de um ano que foram levantadas as restrições mais pesadas para o controlo da doença.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, Estados Unidos, demonstrou que medicamentos como opioides, antidepressivos, benzodiazepínicos, agentes respiratórios e anti-hipertensivos, podem levar à ocorrência do surgimento de xerostomia.

Conhecida como síndrome da boca seca, a xerostomia carateriza-se por uma sensação constante de boca seca, provocando grande desconforto aos pacientes e, se não for tratada adequadamente, pode levar ao desenvolvimento de doenças na cavidade oral ou em outras partes do corpo. Vários estudos indicam a influência de medicamentos que levam a essa condição, mas a investigação agora divulgada revela que este tipo de medicamentos tem grandes possibilidades de agravar o problema.

Os investigadores revelaram que encontraram uma ligação entre a xerostomia e o uso de medicamentos com propriedades anticolinérgicas – como opioides, antidepressivos, benzodiazepínicos, agentes respiratórios e anti-hipertensivos – , o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo e a ocorrência de cáries.

Com base num estudo realizado com 1.298 pacientes com idades entre 18 e 65 anos, os investigadores concluíram que os dados indicam a importância de avaliar os sinais clínicos da boca seca e rever os medicamentos que o paciente toma ao tratar problemas dentários, mesmo que a pessoa não seja idosa.