Associação Dignitude celebra uma década de impacto social com conferência

Associação Dignitude celebra uma década de impacto social com conferência

A Associação Dignitude assinala dez anos de atividade com a Conferência Comemorativa “10 anos da Associação Dignitude”, a realizar-se amanhã, dia 4 de novembro, no auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: dignitude


O evento, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, irá reunir representantes do setor social e da saúde para refletir sobre o percurso e o impacto desta organização, bem como os desafios e oportunidades para o futuro.

Desde 2016, a Dignitude tem desenvolvido o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que garante o acesso a medicamentos às famílias em situação de carência económica. Em quase uma década, o programa já apoiou mais de 42 mil pessoas e assegurou a dispensa de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos.

Atualmente, a rede conta com 199 entidades parceiras locais e, segundo a mais recente avaliação, o programa permitiu ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) uma poupança de 29 milhões de euros, resultado da redução de urgências e internamentos evitáveis graças ao acesso contínuo à terapêutica.

“A Dignitude nasceu com o propósito de criar impacto social, promover a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos. É esse impacto que agora celebramos. A dignidade de aceder ao medicamento não pode estar dependente dos rendimentos de cada pessoa.”
Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude

A conferência contará com Duarte Fonseca, empreendedor social e consultor, como keynote speaker, que abordará o tema “Empreendedorismo Social”. A sessão de abertura será conduzida por Paula Dinis, presidente da Dignitude, e por Ana Povo, secretária de Estado da Saúde.

Seguir-se-á uma mesa-redonda, moderada por Ana Peneda Moreira, que reunirá figuras de relevo do setor social e empresarial, entre as quais Marta Albuquerque (Portugal Inovação Social), João Pedro Machado (Fundação Ageas), Mafalda Mendes (Câmara Municipal de Alijó) e Catarina Tacanho (Grupo Correia Rosa).

O encerramento ficará a cargo de Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, e de João Almeida Lopes, presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, com Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde, a comentar o balanço final da sessão. Mais informações e inscrições disponíveis aqui.