Associação Portuguesa de Farmacêuticos Residentes (APFR) é oficialmente constituída em Coimbra
A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Residentes (APFR) é agora uma realidade, representando os interesses e a qualidade da formação da residência farmacêutica em Portugal.
No passado dia 25 de setembro de 2023, coincidindo com o Dia Internacional do Farmacêutico, a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Residentes (APFR) foi oficialmente constituída na cidade de Coimbra. Esta é uma notícia de grande relevância para a comunidade farmacêutica em Portugal, uma vez que a residência farmacêutica desempenha um papel crucial na formação pós-graduada dos profissionais de saúde.
A residência farmacêutica é um processo de formação específica coordenado pela ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde), abrangendo farmacêuticos em três especialidades: análises clínicas, farmácia hospitalar e genética humana.
O processo formativo levanta questões fundamentais não apenas para a profissão farmacêutica, mas também para todo o sistema de saúde em Portugal. A criação da APFR teve origem numa reunião inicial realizada a 22 de dezembro de 2022, e ao longo de nove meses, a associação conseguiu envolver a quase totalidade dos farmacêuticos que ingressaram na residência farmacêutica como membros fundadores. Uma Comissão Instaladora foi constituída, representando as três especialidades envolvidas no processo formativo.
Em comunicado à Salus Magazine João Emílio Cardoso, membro da comissão instaladora, evidência a importância da mesma:
“A APFR, Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes, surge da necessidade de representar os farmacêuticos residentes de Portugal, nas três especialidades (análises clínicas, farmácia hospitalar e genética humana), de forma integrada. Embora seja constituída de forma autónoma e tenha surgido da dinâmica intrínseca dos farmacêuticos residentes, está naturalmente disponível para ser interlocutor das diferentes entidades intervenientes na residência farmacêutica, tendo como princípios basilares a garantia da qualidade formativa e da valorização profissional dos farmacêuticos residentes, de modo a capacitá-los para prestarem cuidados farmacêuticos de excelência aos cidadãos”.
Entre os principais objetivos da APFR, destacam-se a representação dos interesses dos farmacêuticos associados junto das entidades competentes, a análise e participação nos processos de decisão relacionados com a residência farmacêutica, com o intuito de valorizar ainda mais essa formação. Além disso, a associação visa promover a participação ativa dos farmacêuticos residentes na resolução dos problemas que enfrentam e estabelecer relações a nível nacional e internacional com farmacêuticos residentes de diversas geografias.
A APFR pretende desempenhar um papel crucial na garantia da sustentabilidade e qualidade da formação dos farmacêuticos em Portugal. Além disso, a associação compromete-se a contribuir para a prestação de cuidados farmacêuticos de qualidade a todos os cidadãos, reforçando assim a importância da profissão farmacêutica no sistema de saúde do país.
Com a sua constituição oficial, a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Residentes demonstra o compromisso dos profissionais com a excelência na sua formação e no serviço prestado à comunidade, promovendo assim o avanço da farmácia clínica e hospitalar em Portugal. Podem acompanhar o projeto nas suas redes sociais Linkedin, Facebook, Instagram e X.