Atenção, farmacêuticos: vai haver um novo Cartão de Identificação Profissional
A emissão do novo cartão não tem quaisquer custos para os farmacêuticos. O objetivo é uniformizar a imagem e as informações relevantes sobre os farmacêuticos que o utilizam.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) anunciou que desenvolveu um novo Cartão de Identificação Profissional. Em comunicado publicado na sua página, a OF explica que este novo modelo deverá ser utilizado “por todos os farmacêuticos que prestam cuidados de saúde diretamente à população”.
“Este novo cartão visa a identificação dos profissionais farmacêuticos perante os destinatários dos seus serviços”, avança a OF, sublinhando, contudo, que este não substitui a Carteira Profissional de Farmacêutico, que continuará a ser emitida nos termos habituais.
A emissão do novo cartão não tem quaisquer custos para os farmacêuticos, substituindo os cartões de identificação emitidos pela Ordem dos Farmacêuticos, pelas associações setoriais, por farmácias e/ou grupos de farmácias, “procurando uniformizar a imagem e as informações relevantes sobre os farmacêuticos que o utilizam”, esclarece a OF.
Numa primeira fase, o cartão vai ser gradualmente disponibilizado apenas a farmacêuticos comunitários, sendo depois alargado aos farmacêuticos hospitalares e analistas clínicos. Por isso, alerta a OF, os farmacêuticos devem estar atentos às suas caixas de correio eletrónico, já que serão enviadas informações “para validação dos dados que vão constar no novo cartão”.