Bolsa de Inovação em Contraceção

Bolsa de Inovação em Contraceção

Até 6 de junho, podem candidatar-se a esta bolsa equipas de até 3 profissionais de saúde da mesma Unidade Local de Saúde, que estejam envolvidos na prestação de cuidados contracetivos: Médicos de Medicina Geral e Familiar, Ginecologistas, Obstetras, Enfermeiros, entre outros.

Estão abertas as candidaturas à Bolsa de Inovação em Contraceção, uma iniciativa pioneira da Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPDC), com consultoria especializada da NOBOX e apoio da Organon, que procura identificar áreas de melhoria no aconselhamento e gestão da utilização dos métodos contracetivos nas instituições de saúde nacionais, bem como apoiar a implementação de potenciais soluções no terreno. 

A bolsa contempla a oferta de um programa de consultoria de 150 horas.

Até 6 de junho, podem candidatar-se a esta bolsa equipas de até 3 profissionais de saúde da mesma Unidade Local de Saúde, que estejam envolvidos na prestação de cuidados contracetivos: Médicos de Medicina Geral e Familiar, Ginecologistas, Obstetras, Enfermeiros, entre outros. Podem ser todos da mesma especialidade ou não, constituindo assim uma equipa com cariz multidisciplinar.

Amália Pacheco, Presidente da SPDC, explica em comunicado que “esta bolsa representa uma oportunidade concreta para aproximar os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários, promovendo projetos colaborativos com impacto real na área da contraceção e da saúde reprodutiva. É o momento de inovar, de repensar práticas e de contribuir para melhores cuidados de saúde para todas as mulheres.”

Diogo Fernandes da Silva, Co-founder and CEO da NOBOX, refere que com esta Bolsa “mais do que gerar ideias, queremos ajudar a concretizá-las e a implementá-las no terreno.”

A iniciativa divide-se em 3 fases: 

  1. Submissão das candidaturas e seleção das 10 melhores ideias/ problemas; 
  2. Realização de Bootcamp para o mapeamento dos cuidados contracetivos nas unidades de saúde das 10 equipas selecionadas na fase anterior e construção de projetos com ações de melhoria; 
  3. Programa de apoio e consultoria na implementação dos dois projetos vencedores.

A seleção dos dois projetos vencedores será realizada por um júri de especialistas, criado para o efeito, composto por membros da SPDC e da NOBOX. As respetivas equipas vão receber consultoria da NOBOX para transformar as suas ideias em realidade no terreno e, dessa forma, contribuir para alterar positivamente o cenário do planeamento familiar em Portugal.

Enquanto empresa dedicada à saúde da mulher, a Organon apoia esta bolsa com o objetivo de promover soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem o acesso, a qualidade e a personalização dos cuidados contracetivos em Portugal.

Mais informações e inscrição disponível aqui.