Campanha “Peça um desejo para a sua Saúde!” destaca a importância do rastreio do cancro colorretal

Campanha “Peça um desejo para a sua Saúde!” destaca a importância do rastreio do cancro colorretal

SPED realiza campanha de consciencialização de Ano Novo

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou a campanha de Ano Novo “Peça um desejo para a sua Saúde!”, com o intuito de sensibilizar a população para a importância dos rastreios periódicos na prevenção e deteção precoce do cancro colorretal.

A iniciativa destaca a colonoscopia como uma ferramenta fundamental na deteção desta patologia, salientando que o exame permite identificar pólipos e outras anomalias no cólon e reto, mesmo na ausência de sintomas. A realização regular deste procedimento torna possível a remoção dessas lesões antes que evoluam para estágios malignos, contribuindo significativamente para a prevenção do cancro colorretal.

A campanha não se limita apenas a enfatizar a importância do rastreio, mas também destaca sintomas frequentemente associados ao cancro colorretal, tais como perda de sangue nas fezes, alterações prolongadas no padrão intestinal, desconforto abdominal persistente, fadiga e perda de peso inexplicáveis. A SPED visa encorajar uma abordagem proativa em relação à saúde digestiva, incentivando a população a procurar aconselhamento médico diante de qualquer sintoma suspeito.

A divulgação da campanha será feita nas redes sociais da SPED, alcançando um vasto público e proporcionando informações cruciais sobre o cancro colorretal. Os interessados podem obter mais detalhes sobre esta patologia e a importância do rastreio em www.sped.pt.

Fundada em 1979, a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) é uma associação científica sem fins lucrativos e de utilidade pública. Reunindo médicos e outros profissionais da saúde em Portugal, a SPED tem como missão promover avanços na endoscopia, estimulando o intercâmbio e a pesquisa para impulsionar a educação e contribuir para o estabelecimento de normas de treino e prática na área. Mais informações estão disponíveis em www.sped.pt.