Circuito do medicamento nas Jornadas Mundiais da Juventude foi realizada por farmacêutica

Coordenação e circuito do medicamento nas JMJ foi realizada por farmacêutica

A Farmacêutica Rita Oliveira tem sido a coordenadora do circuito garantindo todas as boas práticas de distribuição.

A coordenação do circuito do medicamento nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) está a cargo de Rita Oliveira, farmacêutica hospitalar com mais de 26 anos de experiência, atualmente Directora Técnica da farmácia da CUF Tejo e responsável por outras unidades.

Em colaboração com o INFARMED e outras entidades, o foco principal é garantir que os medicamentos sejam bem acondicionados, a temperatura e humidade controladas de modo a serem distribuídos à população que deles necessite em condições de segurança. Assegurando-se, deste modo, a primeira linha de cuidados de saúde, sendo que, em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para o INEM ou hospitais.

Para conseguir montar 26 postos de medicação, foram pedidas doações aos laboratórios e outras entidades.

Os medicamentos não sujeitos a receita medica foram acondicionados por farmacêuticos voluntários e outros profissionais , e distribuídos à população através das equipas de saúde móveis.

O INFARMED alertou os operadores do circuito do medicamento para um aumento de procura de medicamentos durante as JMJ, tomando medidas para assegurar o abastecimento do mercado. Prevê-se um aumento de procura de alguns antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antidiarreicos ou recuperadores da flora intestinal.

Inúmeros voluntários dão assistência nas JMJ, desde farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos, e outros profissionais de saúde com experiência em socorrismo/emergência pré-hospitalar.

A Ordem dos Farmacêuticos revelou a disponibilidade dos farmacêuticos portugueses para colaborar nas JMJ.