CNS – Campus Neurológico Introduz Novo Exame para Diagnóstico da Doença de Parkinson
A ecografia dos gânglios da base revoluciona o diagnóstico da Doença de Parkinson de forma não invasiva.
O CNS – Campus Neurológico, uma instituição de referência em Portugal e na Europa especializada no tratamento e reabilitação de doenças neurológicas, anunciou a disponibilização de um novo exame para ajudar no diagnóstico da Doença de Parkinson. A ecografia dos gânglios da base já está disponível na unidade de Lisboa do CNS.
A ecografia dos gânglios da base é uma técnica não invasiva, acessível e de aplicação simples, com eficácia comprovada no diagnóstico de diversas doenças do movimento, destacando-se especialmente na identificação da Doença de Parkinson (DP) e outros parkinsonismos.
Esta técnica é particularmente útil para doentes com doenças do movimento onde há incerteza no diagnóstico, como por exemplo, a diferenciação entre DP e paralisia supranuclear progressiva ou atrofia multissistémica, e entre parkinsonismo neurodegenerativo e tremor essencial ou parkinsonismo induzido por medicação. A ecografia dos gânglios da base pode responder às mesmas questões que exames como o DATSCAN, oferecendo a vantagem de ser não invasiva e de não requerer a administração de contraste.
A ecografia baseia-se na emissão de ultrassons, sendo indolor, não necessitando de sedação e sem exposição a radiação, o que a torna segura e fácil de realizar. O exame, que tem uma duração máxima de 20 a 30 minutos, é realizado com o paciente deitado, com a sonda colocada numa área específica da cabeça para registrar as imagens e calcular índices específicos para posterior interpretação.
A Drª. Linda Azevedo Kauppila, neurologista e especialista em doenças do movimento no CNS, é a responsável pela realização do exame na unidade de Lisboa. Com formação em ecografia dos gânglios da base sob a supervisão do Professor João Sargento de Freitas, do serviço de Neurologia da ULS Coimbra, a Drª. Kauppila também foi formadora no ‘Curso de Ecografia dos Gânglios da Base’ no congresso da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento em março de 2024.
“A ecografia dos gânglios da base vai alterar o paradigma da investigação de doentes com doenças do movimento, permitindo simplificar e melhorar o diagnóstico da Doença de Parkinson e esclarecer outras doenças do movimento de forma inovadora e acessível. Estabelecer um diagnóstico preciso pode ter implicações diretas na gestão e no plano terapêutico do doente. Fazer isto com uma técnica não invasiva e sem incómodo adicional é um ganho significativo. É extremamente satisfatório ampliar a oferta de cuidados a doentes neurológicos com a introdução deste método diagnóstico,” afirmou a Drª. Linda Azevedo Kauppila.
O CNS Lisboa é a primeira instituição na cidade e uma das poucas em Portugal a disponibilizar esta técnica, destacando-se pela modernização e diversificação dos cuidados de saúde.
Sobre o CNS
O CNS | Campus Neurológico é uma unidade de saúde de referência em Portugal e na Europa, especializada no tratamento e reabilitação de doenças neurológicas, como a Doença de Parkinson, Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais, esclerose múltipla e dores de cabeça. Atualmente, conta com três unidades: CNS – Torres Vedras (com internamento e residência), CNS Lisboa e CNS Braga. O principal objetivo do CNS é combinar a atividade clínica de excelência com a condução de projetos de investigação e a formação de profissionais de saúde nas mesmas áreas de atuação.