Conferência internacional na FFUP reúne especialistas mundiais

Conferência internacional na FFUP reúne especialistas mundiais

Arrancou esta segunda-feira, 11 de setembro, e vai juntar 170 especialistas em Enterococcus de 20 países diferentes.

A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) será o local do mundo com mais especialistas em Enterococcus. Começou esta segunda-feira, 11 de setembro, a sexta edição da Conferência Internacional sobre Enterococcus (International Conference on Enterococci – ICE-6), que reúne especialistas mundiais para debater avanços na área deste importante género bacteriano.

No evento, que se vai prolongar até dia 14 de setembro, quinta-feira, participam 170 especialistas, provenientes de mais de duas dezenas de países, revela a FFUP numa nota publicada na sua página.

De acordo com a FFUP, o ICE-6 será palco da apresentação de cerca de 130 comunicações científicas.

“…destacam-se temáticas como a resistência aos antibióticos…”

“A agenda do congresso coloca em destaque hot topics como o papel desta bactéria no microbioma humano, na infeção, no cancro e no seu potencial como alternativa terapêutica a antibióticos. Destacam-se ainda outras temáticas como a preocupante resistência aos antibióticos em que a abordagem no contexto da Saúde Única ou One Health é essencial para contrariar o aumento deste problema de saúde pública”, explica a mesma nota.

A FFUP sublinha ainda que “este congresso é uma oportunidade única que irá reunir cientistas e profissionais de diversas áreas, promovendo a colaboração e partilha de informações cruciais para o avanço do conhecimento nesta área tão importante”.