Congresso Nacional em Vilamoura marca os 75 anos da SPOT

Congresso Nacional em Vilamoura marca os 75 anos da SPOT

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) assinala 75 anos de atividade com a realização do 44.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia (CNOT), que decorre de 5 a 8 de novembro, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

Imagem actual: cnot


Desde a fundação, em 1950, a SPOT tem sido “uma referência na promoção da formação médica contínua, investigação científica e excelência clínica na área da ortopedia e traumatologia em Portugal”, refere-se num comunicado partilhado com a imprensa. O congresso deste ano marca, assim, “não apenas um momento de celebração institucional, mas também de reflexão sobre o futuro da especialidade”,

“Ao longo destes 75 anos, temos contado com um apoio fundamental para a realização do nosso congresso, que constitui a reunião magna da Ortopedia e Traumatologia nacional. Este ano, escolhemos como tema central ‘Navegação e robótica em cirurgia ortopédica’ e, para a Mesa Redonda, ‘Pegada ecológica na Ortopedia’ – dois temas atuais e transversais à atividade de todos os colegas.”
Paulo Felicíssimo, presidente da SPOT

O programa científico inclui uma ampla variedade de temas e conta com a colaboração das sociedades afiliadas da SPOT, entre elas a Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica (SPOP), a Sociedade Portuguesa do Ombro e Cotovelo (SPOC), a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Patologia do Joelho (SPEJ) e a Sociedade Portuguesa de Infeção Osteoarticular (SPIO).

Participam também as diversas secções temáticas da SPOT, dedicadas a áreas como Anca, Coluna, Punho e Mão, Tornozelo e Pé, Tumores do Aparelho Locomotor, Biomecânica, Trauma, Medicina Legal e Ortopedia Geriátrica, além do Grupo de Estudo de Modelos Organizacionais e de Gestão.

A Sociedade Romena de Ortopedia e Traumatologia (SOROT) será este ano a sociedade internacional convidada, reforçando a dimensão global e colaborativa do evento.

O congresso inclui ainda atividades formativas – entre as quais cursos de ecografia, trauma, cirurgia percutânea do pé e tumores, além de apresentações de casos clínicos e comunicações livres –, constituindo uma oportunidade ímpar de partilha de conhecimento entre profissionais de diferentes gerações e especialidades.

Com este congresso, a SPOT reafirma o seu papel central na valorização da ortopedia e traumatologia em Portugal, promovendo a inovação, a formação contínua e o diálogo internacional.

Mais informações sobre o programa e inscrições disponíveis em https://congresso.spot.pt.