Curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias”
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge irá promover, entre os dias 29 de setembro e 31 de outubro, uma nova edição do curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias” em regime de b-learning.

Com uma incidência global crescente ao longo dos últimos anos, a tuberculose (TB) continua a ser um problema de Saúde Pública em todo o mundo. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, têm constituído um desafio para os programas de controlo da TB e o laboratório assume assim cada vez maior importância na confirmação dos casos de tuberculose, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos antibacilares.
Destinada a patologistas clínicos, médicos infeciologistas e pneumologistas e outros profissionais de saúde, a iniciativa permitirá promover competências nos domínios das técnicas clássicas e de biologia molecular de diagnóstico laboratorial da tuberculose e de micobacterioses.
O programa do curso encontra-se dividido em oito módulos e aborda temas como a biossegurança, a genética das micobactérias, o diagnóstico laboratorial da tuberculose ou a epidemiologia molecular da tuberculose.
As sessões teóricas vão decorrer através da plataforma de e-learning do Instituto Ricardo Jorge, enquanto as sessões práticas vão ter lugar em contexto laboratorial nas instalações.
Mais info em: https://www.insa.min-saude.pt/edicao-2025-do-curso-diagnostico-laboratorial-de-tuberculose-e-micobacterias/