Dermatologistas Portugueses Vencem Prémios de Inovação em Tratamento da Psoríase no Concurso Dermadvance
Dermatologistas Paulo Ferreira e José Ramos ganham prémios no Concurso Dermadvance da LEO Pharma por estudos inovadores no tratamento da psoríase com Brodalumab.
Os dermatologistas Paulo Ferreira e José Ramos foram distinguidos na 2.ª edição do Concurso Dermadvance, uma iniciativa da LEO Pharma que se estendeu, pela primeira vez, a Portugal este ano. Este concurso visa reconhecer e incentivar o trabalho dos profissionais de saúde na investigação e inovação em dermatite atópica e psoríase, premiando a divulgação de novos dados em áreas ainda não cobertas.
O Dr. Paulo Ferreira, dermatologista do Hospital CUF Descobertas, conquistou o 1.º prémio com o seu poster intitulado “Utilização de Brodalumab na Psoríase – Série de Casos”. Este trabalho é resultado de um estudo de coorte de 4 anos que analisa a utilização de brodalumab numa população de doentes portugueses com psoríase moderada a grave.
Por sua vez, o Dr. José Ramos, do Hospital Garcia de Orta, EPE, foi distinguido com o 3.º prémio pelo seu poster “Utilização de Brodalumab na Psoríase – Caso”. Este poster descreve um caso clínico de um doente bionaive, obeso e com múltiplas comorbilidades cardiometabólicas, que apresentava psoríase em placas grave e instável desencadeada por fototerapia NB UVB.
Os prémios atribuídos correspondem ao apoio para participação em congressos na área da Dermatologia, escolhidos pelos vencedores, tanto na categoria de Caso Clínico como na de Série de Casos.
O comité científico responsável pela coordenação e avaliação dos trabalhos submetidos é composto pelo Dr. Pedro Mendes Bastos, do Centro de Dermatologia de Lisboa, Hospital CUF Descobertas, pelo Dr. Juan Escalas Taberner, do Hospital Universitari Son Espases, Palma de Maiorca, Espanha, pelo Dr. José Carlos Ruiz Carrascosa, do Hospital Universitário Clínico San Cecilio, Granada, Espanha, e pela Dra. Laura Salgado, do Complejo Hospitalario Universitario de Pontevedra, Espanha.
“Nesta segunda edição dos Prémios Dermadvance queremos destacar o nível dos casos e séries submetidos, que demonstram o interesse e vontade dos profissionais de saúde candidatos em disponibilizar tratamentos e soluções para doenças da pele que respondam a necessidades específicas dos doentes”, afirmou Juan Fran Cuello de Oro, Diretor Geral da LEO Pharma Ibéria.
Esta distinção sublinha a excelência dos dermatologistas portugueses e a sua contribuição significativa para o avanço da dermatologia a nível internacional.