Dia Nacional do Medicamento Genérico passa a celebrar-se a 8 de julho

Dia Nacional do Medicamento Genérico passa a celebrar-se a 8 de julho

Foi neste dia, em 1992, que se iniciou a comercialização de medicamentos genéricos em Portugal. Agora, a Assembleia da República determinou que se celebre este dia anualmente.

Foi no dia 8 de julho de 1992 que foram comercializados em Portugal os primeiros medicamentos genéricos. Agora, mais de 30 anos depois desta data, a Assembleia da República decidiu instituir a data como o Dia Nacional do Medicamento Genérico.

“Reconhecendo as vantagens em estimular a preferência por estes medicamentos, evidenciando os benefícios económicos individuais para os cidadãos e para o país e informando os consumidores sobre os seus direitos quando adquirem medicamentos que a Assembleia da República, resolve, nos termos do n.º 5, do artigo 166.º, da Constituição da República Portuguesa, consagrar o dia 8 de julho como Dia Nacional do Medicamento Genérico”, pode ler-se no texto aprovado pelos deputados.

Cerca de 44% das embalagens de medicamentos vendidas em Portugal em 2022 foram medicamentos genéricos. Segundo o comunicado, o preço por embalagem de um medicamento genérico foi, em média, inferior em 58% face ao preço do medicamento original.

A indústria portuguesa de medicamentos genéricos exporta anualmente cerca de 625 milhões de euros.