Distribuidores asseguram fornecimento de 4 milhões de vacinas contra gripe e Covid às farmácias
As empresas associadas da ADIFA vão assegurar a entrega de mais de quatro milhões de doses de vacinas contra a gripe e a Covid-19 nas 2900 farmácias comunitárias de norte a sul do país, contribuindo para a campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2023-2024.
As empresas associadas da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) vão assegurar a entrega de mais de 4 milhões de doses de vacinas contra a gripe e COVID-19 em 2.900 farmácias comunitárias, em todo o país.
O primeiro fornecimento de 400 mil doses de vacinas foi efetuado durante a passada semana junto dos distribuidores farmacêuticos, e a entrega às farmácias iniciou-se a 27 de setembro. De acordo com o planeamento definido pelo Ministério da Saúde, as farmácias deverão ser abastecidas semanalmente.
Para a operação, que permitirá a campanha de vacinação sazonal, é “crucial” o envolvimento dos distribuidores farmacêuticos no armazenamento e transporte das vacinas, e o seu fornecimento com todas as condições de segurança às farmácias.
Nuno Flora, presidente da ADIFA, afirma que “os distribuidores farmacêuticos de serviço completo dispõem das soluções logísticas, da experiência e da capacidade necessárias para concretizar a entrega de vacinas em qualquer zona do país e estão totalmente empenhados na missão de abastecer as farmácias e contribuir para a vacinação de mais de dois milhões de portugueses”.