Elevada procura esgota de novo medicamentos para a diabetes nas farmácias
Farmácias lamentam o baixo número de embalagens recebidas semanalmente, insuficientes para responder à procura. Sociedade de Endocrinologia defende que prioridade deve ser dada aos diabéticos.
Os medicamentos para a diabetes estão esgotados em várias farmácias de todo o país. Os medicamentos estão a ser usados também para perder de peso, o que levou a uma procura desenfreada.
O problema arrasta-se há meses: comprar os medicamentos Trulicity e Ozempic, usados por doentes com diabetes, é cada vez mais difícil. Para garantir o acesso aos fármacos, a venda tem sido feita, na maior parte dos casos, através de reservas e muitos já optam por medicamentos alternativos – não tão práticos ou que podem estar sujeitos a prescrição médica.
Além de não serem tão práticas, também as alternativas começam a escassear. Estes medicamentes além de controlarem a diabetes, também são usados para a perda de peso.
Ao Jornal de Notícias o Infarmed garantiu que os medicamentos não estão em rutura nos laboratórios. As farmácias admitem que o problema pode estar na distribuição.
Já o presidente da Sociedade de Portuguesa de Endocrinologia, João Jácome de Castro, defende que “deve ser dada prioridade às pessoas que têm diabetes e às que já estão a fazer terapêutica com eles”.