EMA diz que medicamentos para diabetes não devem ser usados para perder peso por questões estéticas
Com o alerta, a EMA pretende evitar a escassez desses medicamentos e garantir que estão sempre disponíveis para os pacientes que realmente deles necessitam.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) divulgou um alerta que medicamentos agonistas ao GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, indicados para tratar a diabetes tipo 2, “não devem ser usados para perda de peso por motivos estéticos” por indivíduos que não sofrem de obesidade ou que não têm problemas de saúde relacionados ao excesso de peso.
“Os agonistas do receptor GLP-1 não estão aprovados e não devem ser utilizados para perda de peso por motivos estéticos, ou seja, por pessoas sem obesidade ou com excesso de peso que não tenham problemas de saúde relacionados ao peso”, lê-se no comunicado.
Com este alerta, a EMA pretende evitar a escassez desses medicamentos e garantir que estão sempre disponíveis para os pacientes que realmente deles necessitam.
Além disso, a agência também apelou aos profissionais de saúde para que “ofereçam conselhos sobre como manter um estilo de vida saudável” às pessoas que procuram perder peso sem problemas de saúde, ao invés de recomendarem medicamentos destinados a outros fins.
“Precisamos de intensificar as ações agora – a indústria, os reguladores, os profissionais de saúde, os pacientes e o público em geral têm um papel a desempenhar na resolução desta escassez e apelamos a todos para que desempenhem o seu papel”, lê-se.
Segundo a diretora da EMA, Emer Cooke, está ser preparado um relatório sobre o assunto na esperança “de haver dados concretos e específicos nos próximos meses”, o que permitirá abordar a questão com mais profundidade.