ENSP NOVA lança curso sobre Inteligência Artificial na saúde

ENSP NOVA lança curso sobre Inteligência Artificial na saúde

Curso breve Healthcare AI Series: From Innovation to Smart Cities é uma formação dedicada à aplicação da Inteligência Artificial (IA) na área da saúde, com uma abordagem integrada que cruza inovação tecnológica, dispositivos médicos baseados em robótica, ética, regulação e soluções para smart regions.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: curso_ia


A iniciativa resulta de uma parceria entre a ENSP NOVA – Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, o Health Cluster Portugal, o Instituto Pedro Nunes e a NOVA IMS, reunindo especialistas de reconhecida experiência nacional nas diferentes áreas abordadas. O curso pretende responder aos desafios emergentes da transformação digital em saúde, capacitando profissionais para compreender e aplicar soluções de IA em contextos clínicos, organizacionais e territoriais.

A formação decorre em regime e-learning, através de sessões síncronas, permitindo a participação de profissionais com diferentes exigências de horário, sendo o curso coordenado pelo Professor Doutor Rui Santana, Professor Catedrático da ENSP NOVA.

Destina-se a profissionais e gestores de saúde, especialistas em tecnologia e inovação em saúde, bem como a estudantes das áreas de saúde digital, inteligência artificial e informática médica.

O programa inclui quatro sessões síncronas, realizadas às quintas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30. A primeira sessão, a 5 de fevereiro de 2026, é dedicada à inovação em saúde orientada por IA e conta com a participação do Health Cluster Portugal. Segue-se, a 12 de fevereiro, uma sessão sobre dispositivos médicos baseados em IA e robótica, dinamizada pelo Instituto Pedro Nunes. A 19 de fevereiro, o foco estará nas aplicações da IA em smart regions, com intervenção do Professor Miguel Neto, e o ciclo encerra a 26 de fevereiro com uma sessão dedicada à ética e regulação da IA em saúde, conduzida pelo Professor João Cordeiro.

As candidaturas decorrem até 19 de janeiro de 2026 e podem ser feitas aqui, sendo esta formação uma oportunidade para aprofundar conhecimentos num domínio estratégico para o futuro dos sistemas de saúde.