Equipa da FFUP venceu 9.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto
A equipa BEAT-Therapeutics encontra-se a desenvolver um tratamento para cancros agressivos.

Das 12 equipas finalistas, o 1º prémio da 9ª edição do Concurso de Ideias e Negócios da Universidade do Porto – iUP25K foi entregue à equipa BEAT-Therapeutics.
A equipa, constituída por Lucília Saraiva (FFUP/LAQV-REQUIMTE), Ana Catarina Matos (FFUP/LAQV-REQUIMTE), Hugo Prazeres (i3S), Ângela Carvalho (i3S) e Lúcio Lara Santos (IPO Porto), encontra-se a desenvolver um novo tratamento para os cancros da mama triplo-negativos, próstata, pâncreas e ovário caraterizados por uma elevada resistência à terapêutica e por baixas taxas de sobrevivência.
O novo candidato a fármaco apresenta um mecanismo de ação inovador, revelando-se seguro e eficaz, sendo uma esperança para a melhoria do tratamento e qualidade de vida dos doentes oncológicos. Na opinião da equipa este pretende ser um tratamento de sucesso para cancros agressivos.
O prémio atribuído pelo júri do iUP25k inclui um valor monetário de 5 mil euros, um período de pré incubação na UPTEC, consultoria de empreendedorismo e participação no evento final UI-CAN, em representação da U.Porto.
Segundo a equipa, o prémio recebido será maioritariamente aplicado na constituição da start-up BEAT-Therapeutics.