Equipa da FFUP venceu 9.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto

Equipa da FFUP venceu 9.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto

A equipa BEAT-Therapeutics encontra-se a desenvolver um tratamento para cancros agressivos.

Das 12 equipas finalistas, o 1º prémio da 9ª edição do Concurso de Ideias e Negócios da Universidade do Porto – iUP25K foi entregue à equipa BEAT-Therapeutics.

A equipa, constituída por Lucília Saraiva (FFUP/LAQV-REQUIMTE), Ana Catarina Matos (FFUP/LAQV-REQUIMTE), Hugo Prazeres (i3S), Ângela Carvalho (i3S) e Lúcio Lara Santos (IPO Porto), encontra-se a desenvolver um novo tratamento para os cancros da mama triplo-negativos, próstata, pâncreas e ovário caraterizados por uma elevada resistência à terapêutica e por baixas taxas de sobrevivência.

O novo candidato a fármaco apresenta um mecanismo de ação inovador, revelando-se seguro e eficaz, sendo uma esperança para a melhoria do tratamento e qualidade de vida dos doentes oncológicos. Na opinião da equipa este pretende ser um tratamento de sucesso para cancros agressivos.

O prémio atribuído pelo júri do iUP25k inclui um valor monetário de 5 mil euros, um período de pré incubação na UPTEC, consultoria de empreendedorismo e participação no evento final UI-CAN, em representação da U.Porto.

Segundo a equipa, o prémio recebido será maioritariamente aplicado na constituição da start-up BEAT-Therapeutics.