Erro informático altera a posologia dos medicamentos nas receitas

Erro informático altera a posologia dos medicamentos nas receitas

A Associação Nacional de Farmácia tem recebido notificação de vários casos de posologias dos medicamentos incorretos. O Ministério da Saúde já identificou a falha e está a tentar resolver o problema.

Um erro informático na prescrição de receitas está a afetar os guias de tratamento dos utentes. A falha já foi detetada pelo Ministério da Saúde, que está a tentar resolver o problema.

Os primeiros problemas nas receitas médicas começaram a aparecer há cerca de duas semanas. Nos guias de tratamento, a que a SIC teve acesso, é possível ver as várias correções feitas à mão pelo médico para não pôr em causa a segurança do utente.

A posologia dos fármacos, que aparece na receita médica não corresponde à que está no sistema informático. Um erro na toma da medicação pode ter graves efeitos na saúde dos utentes, sobretudo nos mais vulneráveis – idosos e crianças.

À Associação Nacional de Farmácias têm chegado vários casos, tendo o primeiro sido detetado nos Açores. O problema foi detetado num dos vários sistemas de prescrição de receitas médicas.

Médicos e farmacêuticos redobraram a atenção para garantir que os utentes tomam devidamente os medicamentos receitados.

Os serviços partilhados do Ministério da Saúde detetaram uma falha e estão a tentar resolvê-la o mais rápido possível. Até que esteja resolvido, também os utentes devem estar atentos.