Estudo Científico Revela Sucesso no Controlo da Hipertensão em Portugal
Estudo em Unidades de Cuidados de Saúde Primários em Portugal mostra que 82% dos doentes com hipertensão não controlada atingem controlo em 12 semanas.

O estudo, recentemente realizado em Unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP) de todo o país e publicado na revista Blood Pressure, revela que o controlo da hipertensão em Portugal pode ser significativamente melhorado. O estudo GPHT-PT1, conduzido por Médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), demonstrou que a combinação de seguir as recomendações das guidelines, fazer um acompanhamento contínuo dos doentes e optar pela terapêutica adequada pode levar a um sucesso de 82% no controlo da hipertensão.
O estudo prospetivo e intervencionista, liderado por Jorge Polónia e Raul Marques Pereira, avaliou a eficácia de uma terapia combinada num único comprimido de candesartan e amlodipina em doentes com hipertensão não controlada. Em 12 semanas, a pressão arterial foi controlada em 82% dos doentes, confirmando as vantagens desta abordagem nas unidades de saúde primária.
A investigação envolveu 118 médicos e 1.234 doentes, dos quais 752 foram considerados elegíveis. Os resultados mostraram uma redução significativa da pressão arterial sistólica e diastólica, destacando a eficácia da combinação terapêutica. Este estudo reforça a importância de uma abordagem estruturada e orientada por guidelines no tratamento da hipertensão em Portugal.
Pode aceder ao estudo no link.