Estudo indica que medicamento para a perda de peso pode ajudar a deixar de fumar

Estudo indica que medicamento para a perda de peso pode ajudar a deixar de fumar

Um estudo norte-americano aponta que a semaglutide pode ter outros benefícios para a saúde, além daqueles para que é usada atualmente. Além do excesso de peso, pode combater também o vício da nicotina.

E se um medicamento para emagrecer também ajudar a deixar de fumar? Os cientistas estão convencidos de que encontraram a fórmula para este “dois em um”, que pode trazer benefícios aos muitos que sofrem tanto do problema do excesso de peso como do vício em tabaco.

A substância em causa é a semaglutide, um fármaco vendido sob marcas como a Wegovy, Ozempic ou Rybelsus, que é indicado para tratar a obesidade e a diabetes tipo 2.

Um estudo divulgado na revista científica Annals of Internal Medicine fez a comparação do medicamento Wegovy com outros sete fármacos usados para o tratamento dos diabetes. Os resultados mostraram que os pacientes que tomavam este medicamento eram os que tinham menos diagnósticos de vício em tabaco e os que menos precisavam de medicação ou aconselhamento para deixar de fumar.

O estudo indicou ainda que os fumadores com diabetes tipo 2 que tomaram o medicamento tinham menos probabilidade de precisar de cuidados médicos por causa do tabagismo.

Relatórios anteriores tinham já apontado que pacientes tratados com semaglutide manifestavam menor desejo de fumar, aponta a “Sky News”. Investigadores de instituições norte-americanas como o National Institute on Drug Abuse, os National Institutes of Health e a Case Western Reserve University School of Medicine relataram efeitos semelhantes nos pacientes, num prazo de 30 dias após o início da toma do medicamento.

Os cientistas consideram, por isso, que deve ser avaliado cientificamente o uso deste medicamento para tratar o vício do tabaco.