Estudo PORTHOS revela que 1 em cada 6 portugueses com mais de 50 anos tem Insuficiência Cardíaca
O estudo PORTHOS foi desenvolvido com o intuito de conhecer a prevalência de pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca em Portugal.
Os resultados do estudo PORTHOS( Portuguese Heart Failure Observational Study) revelaram que 1 em cada 6 portugueses com mais de 50 anos tem Insuficiência Cardíaca (IC), e que 90% destes casos não estavam diagnosticados.
O estudo teve início em setembro de 2022 e decorreu até setembro de 2023 e foram avaliadas 6189 pessoas de 5 regiões de Portugal Continental. Os resultados destacam a importância de diagnósticos precisos e intervenções precoces para melhorar a gestão dos pacientes e otimizar as decisões estratégicas de saúde.
Esta é uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, AstraZeneca e NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas.
A síndroma de insuficiência cardíaca (IC) é, hoje em dia, um dos problemas de saúde mais comuns no nosso país e no mundo desenvolvido. Aliás, é a causa mais comum de internamento hospitalar acima dos 65 anos e a sua mortalidade pode chegar aos 50% ao fim de 5 anos.
Saiba mais sobre o PHORTOS.