Estudo revela que o consumo alimentar é influenciado pelo conteúdo calórico
Os investigadores da Fundação Champalimaud analisaram as preferências alimentares de 61 indivíduos. O estudo destaca o conceito de “condicionamento sabor-nutriente”.
De acordo com um estudo publicado a 17 de dezembro na revista PLOS Biology e divulgado no site da Fundação Champalimaud, o conteúdo calórico pode determinar preferências alimentares, independentemente do sabor, tanto em indivíduos com ou sem obesidade . Segundo Albino Oliveira-Maia da Fundação Champalimaud, Portugal, e colegas, os alimentos com maior teor calórico foram os preferidos tanto entre indivíduos com como sem obesidade, apesar dos seus sabor e textura serem semelhantes.
O estudo destaca o conceito de “condicionamento sabor-nutriente”, onde o açúcar e outros hidratos de carbono podem influenciar as preferências alimentares associadas ao sabor. Embora o sabor de um alimento possa parecer similar entre diferentes opções, a quantidade de calorias parece ser um fator mais determinante na escolha alimentar.
Os investigadores analisaram as preferências alimentares de 61 indivíduos divididos em três grupos. todos os participantes do estudo consumiram iogurte magro doce, com ou sem maltodextrina, alternando entre os dois tipos. Verificou-se que todos os grupos comeram mais iogurte com maltodextrina.
De acordo com os autores do estudo, os resultados apontam para uma ligação complexa entre a obesidade, o consumo alimentar e os mecanismos cerebrais e destacam que o comportamento de consumir alimentos mais calóricos não foi resultado de uma escolha consciente, mas sim uma resposta natural do corpo à energia disponível nos alimentos.
Este estudo contribui para o entendimento dos fatores que influenciam o comportamento alimentar, oferecendo novas perspectivas sobre como o corpo responde ao conteúdo calórico dos alimentos, independentemente das preferências sensoriais explícitas.
Fonte: Fundação Champalimaud
—