FDA aprova nova vacina contra COVID-19

FDA aprova nova vacina contra COVID-19

As novas vacinas da Moderna e da Pfizer protegem contra novas variantes da Omicron.


Os Estados Unidos aprovaram novas vacinas contra covid-19 que protegem das novas variantes em circulação atualmente, sendo que a vacinação é altamente recomendada numa altura em que as infecções voltam a aumentar no país e as medidas de prevenção como o uso de mascara podem voltar a ter de ser reforçadas. 

As novas vacinas aprovadas sao direccionadas a adultos e também crianças a partir dos 6 meses de idade. 

A nova variante EG.5 tem aumentado as hospitalizações nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, circulando também em Portugal, sendo responsável pela maioria das novas infecções. 

Uma das características da nova estirpe é a maior facilidade de transmissão, o que potencia o risco de aumento das infecções.

Em Portugal, as vacinas contra covid-19 foram actualizadas para incluir a sub-variante Omicron XBB.1.5 pois foi esta a variante responsável por causar maior número de infecções em Junho quando as vacinas precisavam de estar prontas. Entretanto surgiram outras variantes mas estão relacionadas com a XBB.1.5, e, portanto, a nova vacina deverá conferir proteção contra essas novas variantes também. 

Deste modo é importante reforçar que a vacinação tem um papel imprescindível na prevenção da doença e propagação da infeção na comunidade. 

Utentes com mais de 60 anos e grupos de risco podem vacinar-se contra covid e gripe nas farmácias portuguesas durante a Campanha de Vacinação Sazonal de Outono-Inverno 2023. A medida publicada na Portaria n.º 264/2023, de 17 de agosto, pretende facilitar os benefícios em saúde, libertando centros de saúde, e conferir um maior conforto e proximidade para os utentes.