Exportações em saúde atingem novo recorde
As exportações em Saúde cresceram 21,6% em 2024, alcançando 183 mercados, o que representa 5,1% do total das exportações portuguesas.

As exportações em Saúde fecharam o ano de 2024 a ultrapassar a meta dos 4 mil milhões de euros, um aumento de 21,7% em relação ao ano de 2023, de acordo com os mais recentes dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE). A tendência de crescimento continua a verificar-se, representando já 5,1% do total das exportações nacionais.
No que respeita ao tipo de produto, as preparações farmacêuticas registam o valor mais elevado do total das exportações, 82,8%, o que equivale a mais de 3 mil milhões de euros. Em segundo lugar, destacam-se os dispositivos médicos, que alcançaram um volume total na ordem dos 500 milhões de euros, seguidos dos produtos farmacêuticos de base, que representam 3,8% do total das exportações.
Atualmente, a fileira da Saúde exporta para 183 mercados. No Top 5 dos mercados de destino, mantêm-se os Estados Unidos, com um volume de exportações de produtos de saúde que ascendeu aos 29,6% em 2024, seguido da Alemanha, com 27,5%, país onde este aumento, em termos homólogos, foi mais significativo. Espanha, França e Bélgica, respetivamente, também integram os principais mercados exportadores.
Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, afirma que “o crescimento consistente e contínuo das exportações reflete a aposta na internacionalização e a capacidade de Portugal enquanto fornecedor de produtos inovadores e de qualidade”. “O setor da Saúde tem-se demonstrado bastante dinâmico, mesmo num contexto global cada vez mais desafiador, e continua a afirmar-se como motor de desenvolvimento económico e social do país”, acrescenta.
A Saúde representa um volume de negócios anual superior a 40 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 14 mil milhões, envolve perto de 118 mil empresas e emprega cerca de 424 mil pessoas.