Farmacêutica do hospital de São João premiada por estudo sobre Segurança do Medicamento
Renata Barbosa, farmacêutica do Centro Hospitalar Universitário São João, recebeu o Prémio “Inovar em Farmácia Hospitalar”.

O trabalho de investigação na área da Segurança do Medicamento, da autoria de Renata Barbosa, farmacêutica do Centro Hospitalar Universitário São João, recebeu o Prémio “Inovar em Farmácia Hospitalar”, nas XV Jornadas do Colégio da Especialidade em Farmácia Hospitalar, avança uma nota divulgada na página do Centro Hospitalar.
Intitulada ‘Segurança do Doente e Erros de Medicação: Intervenção Farmacêutica Educacional’, “esta investigação pretendeu sustentar a necessidade da intervenção farmacêutica educacional para a prevenção de EM e aumentar a segurança do medicamento a nível hospitalar, bem como planear conteúdos de formação dirigida a profissionais de saúde, com posterior auscultação aos formandos. Pretendeu-se ainda fazer o paralelismo com a informação publicada sobre este tipo de intervenção e avaliar a contribuição destas ações para o cumprimento do Plano Nacional da Segurança do Doente 2021-2026”, explica Renata Barbosa, citada naquele site.
De acordo com o Centro Hospitalar Universitário São João, o trabalho surgiu do “crescente interesse da autora na área da Segurança do Medicamento aquando da preparação da formação interna dos profissionais de saúde da instituição e da sua integração como membro do Special Interest Group focused on Eliminating Avoidable Harm, da European Association of Hospital Pharmacists (EAHP)”, relata a farmacêutica.
“As práticas de medicação inseguras e erros de medicação (EM) são uma das principais causas de dano evitáveis nos cuidados de saúde a nível mundial, sendo considerado um desafio global pela Organização Mundial de Saúde, que coloca o foco no entendimento das causas, consequências e possíveis soluções para este problema”, sublinha ainda a mesma nota.