Farmacêutica portuguesa distinguida com o Prémio Helen Clark-JoPPP 2023
Suzete Costa, diretora executiva e investigadora do Instituto de Saúde Baseado na Evidência, agraciada com o prémio que reconhece o excecional talento de indivíduos com contributos significativo nas áreas da política e prática farmacêutica.
A farmacêutica portuguesa Suzete Costa, diretora executiva e investigadora do Instituto de Saúde Baseado na Evidência (ISBE), foi uma das personalidades distinguidas este ano com o Prémio Helen Clark-Journal of Pharmaceutical Policy and Practive (JoPPP).
A distinção tem como objetivo reconhecer o excecional talento de indivíduos com contributos significativo nas áreas da política e prática farmacêutica.
O presidente do júri, Zaheer-Ud-Din Babar, explicou que o “prémio assinala o mérito dos vencedores, através das suas contribuições para o desenvolvimento e compreensão da farmácia a nível local e regional”.
Instituído em 2018 com o nome da ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Elizabeth Clark, o Prémio surgiu como reconhecimento do seu trabalho nas áreas da Saúde e do desenvolvimento global.
“Muito parabéns a todos os vencedores. Estes investigadores deram um contributo significativo para investigação farmacêutica no domínio da saúde pública junto das suas comunidades e a nível global”, destacou a ex-primeira-ministra no momento do anúncio dos vencedores.
Além de Suzete Costa, foram ainda distinguidos os professores universitários Cha-ocin Sooksriwong, da Universidade Thammasat, na Tailândia, e Dato´Abu Bakar Abdul Majeed, diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Tecnologia Mara, na Malásia.