Farmacêutico desde o primeiro dia
Enquanto futura profissional de saúde, sempre considerei importante a constante busca de novos conhecimentos e consolidação dos mesmos, e como tal, sempre me questionei como seria ter a oportunidade de contactar com a área farmacêutica enquanto estudante.
Felizmente, tive a oportunidade de conhecer uma das várias áreas onde um farmacêutico pode atuar de perto, e confesso que farmácia comunitária nunca foi a minha primeira escolha, mas a verdade é que não podia estar mais errada.
Fiquei bastante surpreendida com o trabalho realizado em farmácia comunitária, pois não esperava que fosse me identificar tanto como aconteceu, porém o contacto com os utentes diariamente deu-me a esperança de que de facto podemos mudar a vida das pessoas e contribuir para um aumento da sua saúde, e espero poder continuar a sentir este gratidão. Sempre vi a farmácia como um local de transmissão de cuidados de saúde, e não como um simples negócio, e desde que comecei a estar em contacto com a minha futura realidade pude presenciar este mesmo conceito, assim como sentir a satisfação de estar a contribuir para a qualidade de vida do próximo.
Fui incluída numa excelente equipa que me ensinou tudo o que sei atualmente, o que me deu confiança para realizar o meu trabalho. O facto de poder presenciar o atendimento dos meus colegas instruiu-me para o que será mais correto ou não a nível de medicação e quais os conselhos a dar em determinadas situações, o que de certa forma molda o meu próprio pensamento a compreender o porquê de tal aconselhamento ser realizado, obrigando-me a questionar e manter a minha curiosidade ativa.
Enquanto atual estudante e trabalhadora no setor farmacêutico, tive oportunidade de aprender mais, perceber as minhas qualidades, assim como sair da minha zona de conforto. Tenho visto uma enorme aplicabilidade do que é abordado nas aulas e sinto que vou com um maior conhecimento para o 3.° ano por ter tido contacto com os medicamentos em backoffice e uma ideia de como realizar o atendimento. No entanto, confesso que fico descontente com a opinião de determinados professores que consideram que este curso não foi feito para trabalhadores estudantes, assim como a desvalorização que alguns transmitem a estes. Para além disso, existem outras pessoas que não nos dão a devida credibilidade, devido a estarmos a iniciar agora e não termos o conhecimento necessário para efetuar o trabalho corretamente desde o início, assim como o possível receio de nos ensinar e nos tornarmos melhores profissionais.
Porém, temos de nos focar em melhorar o nosso conhecimento e a nossa postura enquanto futuros farmacêuticos porque, de facto, o futuro está nas nossas mãos.
Por fim, gostaria de agradecer a toda a equipa que me forneceu esta oportunidade de evoluir e que me acompanhou desde o primeiro dia para garantir que me tornaria numa boa profissional de saúde.
Ainda há um caminho longo a percorrer, mas acredito que lá chegarei.