Farmacêuticos na liderança da sustentabilidade do medicamento
O papel do farmacêutico na promoção do uso sustentável do medicamento esteve em destaque na mais recente edição do podcast Conversas de Valor, iniciativa da VALORMED dedicada à reflexão sobre boas práticas e desafios na área do medicamento e da saúde ambiental, que contou com a participação de Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.

Durante a participação no podcast, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos sublinhou a responsabilidade e o potencial impacto da atuação dos farmacêuticos na sustentabilidade ambiental. “Se todos nós, farmacêuticos, tivermos como objetivo contribuir para a sustentabilidade do medicamento, podemos fazer uma diferença significativa. Não salvamos o planeta sozinhos, mas daremos um contributo muito importante para uma maior sustentabilidade ambiental do planeta”, afirmou.
O episódio aborda o papel central do farmacêutico ao longo de todo o ciclo de vida do medicamento, desde a dispensa responsável e o aconselhamento ao doente até à correta gestão dos resíduos e à sensibilização para a devolução de medicamentos fora de uso.
A conversa dá também destaque à importância da literacia em saúde e ambiental, bem como a necessidade de envolver cidadãos e profissionais na adoção de comportamentos mais conscientes e sustentáveis.
A intervenção do bastonário reforça ainda a ideia de que a sustentabilidade do medicamento é um compromisso coletivo, no qual os farmacêuticos desempenham um papel fundamental enquanto agentes de proximidade, confiança e mudança, contribuindo para um sistema de saúde mais responsável e ambientalmente sustentável.
O podcast Conversas de Valor assume-se como um espaço de partilha de conhecimento e debate sobre temas estratégicos ligados ao medicamento, à economia circular e à proteção do ambiente, contando com a participação de especialistas, decisores e profissionais do setor da saúde.
O episódio está disponível no Youtube, Youtube Music, Spotify e Apple.




