Farmácias Holon e Escola Nacional de Saúde Pública Firmam Parceria para Promover Literacia em Saúde

Farmácias Holon e Escola Nacional de Saúde Pública Firmam Parceria para Promover Literacia em Saúde

Uma colaboração inovadora que visa transformar a educação em saúde nas escolas portuguesas.

As Farmácias Holon e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade NOVA de Lisboa assinaram, no início de julho, um memorando de colaboração, reforçando o projeto europeu Partnerships for Science Education (PAFSE). Esta parceria tem como objetivo promover a partilha de conhecimentos em saúde pública e ciência nas escolas portuguesas.

O PAFSE, um projeto europeu, utiliza a educação em ciência como um meio para aumentar a literacia em saúde, fornecendo aos cidadãos o conhecimento e as ferramentas necessárias para tomar decisões informadas sobre questões de saúde pública. Com este protocolo, as Farmácias Holon reafirmam o seu compromisso como agentes promotores de conhecimento em saúde nas escolas.

As Farmácias Holon tornam-se parceiras do PAFSE devido ao projeto “Stand Interativo da Farmácia”, que se foca na comunidade escolar. Este projeto simula uma farmácia comunitária em ambiente escolar, proporcionando aos alunos uma visão prática das funções dos profissionais da farmácia. Além disso, o projeto comunica as possíveis saídas profissionais na área e estimula competências de recolha, processamento e interpretação de informação em saúde, promovendo o espírito científico e incentivando estilos de vida saudáveis.

Marta Teles, Farmacêutica e Gestora de Responsabilidade Social das Farmácias Holon, explica que a ENSP identificou este projeto como uma mais-valia para o PAFSE, dando início à parceria em novembro de 2023, durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência. O objetivo é expandir o alcance a nível nacional, integrando diversas farmácias Holon e escolas no projeto, bem como desenvolvendo novas iniciativas.

O projeto, liderado pela ENSP NOVA, reúne escolas, universidades, centros de investigação, laboratórios, empresas, fundações, associações e representantes da sociedade civil. A professora Carolina Santos, da ENSP NOVA, é a investigadora principal e responsável por promover a partilha de conhecimento nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Sónia Dias, diretora da ENSP NOVA, destaca a importância desta colaboração: “Este é um exemplo claro da aproximação da academia à sociedade com excelentes resultados que merecem ser incentivados. Com os memorandos de entendimento agora assinados, estamos preparados para levar mais Ciência e Saúde Pública às escolas, sensibilizando professores e estimulando alunos a explorarem estas áreas.”

O PAFSE é financiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, que apoia a investigação e inovação.