FFUC recebe congresso Iberoamericano de ciências farmacêuticas

FFUC recebe congresso Iberoamericano de ciências farmacêuticas

Evento contará com congressistas oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, México, Argentina, Peru, Costa Rica, Colômbia, Guatemala, Bolívia, Equador, Chile, Panamá e Porto Rico, entre outros.

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) recebe, de 26 a 28 de outubro, o X Congresso Iberoamericano de Ciências Farmacêuticas, promovido pela Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia (COIFFA).

A FFUC foi a instituição escolhida pela Comissão Permanente da COIFFA para a realização deste importante evento, que regressa este ano ao formato presencial, depois de ter sido adotado o modelo virtual desde 2019.

O Congresso, subordinado ao tema “Abrindo Fronteiras”, tem como objetivo principal destacar que as fronteiras que conhecemos têm de estar cada vez mais abertas, porquanto se a doença as ultrapassa sem necessidade de qualquer tipo de permissão, também a saúde tem de ser possuidora da mesma capacidade.

Os recentes desenvolvimentos na área da formação, da investigação e da profissão farmacêutica, constituirão os principais tópicos a apresentar e a discutir no Congresso, contando com a presença do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, da Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino, e de inúmeros especialistas das principais áreas (Educação Farmacêutica, Ética e Deontologia, Farmácia de Oficina e Farmácia Hospitalar, Tecnologia e Biotecnologia Farmacêutica, Farmacologia, Farmacodinamia, Farmacocinética e Biofarmácia, Bromatologia, Farmacognosia e Nutracêuticos, Química Farmacêutica, Assuntos Regulamentares, Bioquímica, Análises Clínicas, Forenses e Toxicológicas), sempre numa perspetiva de “abrir fronteiras”, onde a inteligência artificial, entre outras áreas, não deixará, também, de marcar presença.

Após a sessão de abertura (dia 26, pelas 14h00, no Grande Anfiteatro da Unidade Central do Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra), a Lição Inaugural do Congresso será proferida pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O Programa contará com congressistas oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, México, Argentina, Peru, Costa Rica, Colômbia, Guatemala, Bolívia, Equador, Chile, Panamá, Porto Rico, entre outros, estando já confirmadas, para além das conferências, 191 comunicações livres, 36 das quais a apresentar oralmente e as restantes sob a forma de poster.