Formação APFPC: Ostomias em Farmácia Comunitária
Em Portugal, estima-se que entre 15 a 20 mil pessoas vivam com uma ostomia, de forma temporária ou permanente, enfrentando desafios diários relacionados com a adaptação física, emocional e social. Esta formação pretende capacitar os participantes com conhecimentos sobre anatomia, cuidados e reabilitação de pacientes ostomizados, abordando ostomias de eliminação e ostomias respiratórias, além de apresentar dispositivos médicos que aprimoram a sua qualidade de vida.

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade – APFPC, irá realizar uma formação dedicada ao tema das ostomias, intitulada de “Ostomias em Farmácia Comunitária”.
Esta formação pretende capacitar os participantes com conhecimentos sobre anatomia, cuidados e reabilitação de pacientes ostomizados, abordando ostomias de eliminação e ostomias respiratórias, além de apresentar dispositivos médicos que aprimoram a sua qualidade de vida.
O plano de estudos proposto, visa garantir um cuidado de qualidade,contribuindo para a melhoria do bem-estar desses pacientes.
Em Portugal, estima-se que entre 15 a 20 mil pessoas vivam com uma ostomia, de forma temporária ou permanente, enfrentando desafios diários relacionados com a adaptação física, emocional e social. O apoio adequado é essencial para garantir a qualidade de vida dos doentes ostomizados, bem como a promoção da educação sobre as ostomias e o combate ao estigma associado.
A formação tem um custo de 30€ para sócios da APFPC e de 95€ para não-sócio e é constituída por 5 módulos com a duração estimada de 2 horas cada.
Esta formação é creditada pela Ordem dos Farmacêuticos em 2 CDPs em área nuclear, e será realizada em formato online síncrono através da plataforma Microsoft Teams.
Mais sobre esta formação: https://apfpc.pt/wp-content/uploads/2025/03/Detalhes-Formacao-Ostomias-em-Farmacia-Comunitaria-2025_compressed.pdf
_