Gilead lança a 11.ª edição do Programa GÉNESE para apoiar investigação em saúde e projetos comunitários
Candidaturas abertas até 30 de setembro de 2025 para a nova edição do Programa Gilead GÉNESE, que aposta na investigação clínica, prevenção junto de populações vulneráveis e projetos em consórcio.

A Gilead Sciences anunciou esta terça-feira, 15 de julho, a abertura das candidaturas à 11.ª edição do Programa Gilead GÉNESE, uma das principais iniciativas de responsabilidade social corporativa na área da saúde em Portugal. Os interessados podem submeter projetos de investigação e de intervenção comunitária até 30 de setembro de 2025, através do site www.gileadgenese.pt
Criado em 2013 e com o Alto Patrocínio do Presidente da República, o Gilead GÉNESE pretende impulsionar a produção de conhecimento, fomentar a investigação aplicada e promover boas práticas com impacto real na saúde. Nesta edição, introduzem-se novidades como o reforço da aposta na investigação clínica, enfoque na prevenção junto de populações especialmente vulneráveis e a possibilidade de apresentação de candidaturas por consórcios de entidades.
Segundo María Río, Vice-Presidente e Diretora-Geral da Gilead Portugal e Espanha, “estas bolsas têm permitido aos investigadores explorar novas abordagens impulsionando a qualidade e a excelência da investigação realizada em Portugal. Mas têm sido também um motor de transformação na comunidade, promovendo a prevenção, a literacia em saúde e a proximidade ao doente. Acima de tudo, sabemos que este programa tocou e continuará a tocar muitas vidas — de quem investiga, de quem cuida e de quem mais precisa de ser cuidado.”
Desde 2013, o programa já permitiu concretizar 124 projetos de 51 instituições nacionais, num investimento superior a 2,8 milhões de euros.
Áreas abrangidas e novidades da 11.ª edição
O Programa Gilead GÉNESE visa apoiar projetos nas áreas de Oncologia (com destaque para hemato-oncologia, incluindo vários tipos de linfomas e cancro da mama) e Virologia (nomeadamente hepatites virais crónicas e infeção por VIH). Em 2025, a iniciativa aprofunda ainda mais o apoio à investigação com aplicação clínica e à comunidade, prevendo:
Para projetos científicos (Investigação)
- Resultados em saúde: Impacto nas decisões clínicas e na vida dos doentes, através de estudos de resultados a longo prazo, estratégias inovadoras de diagnóstico e prestação de cuidados, avaliação da qualidade de vida e resultados em saúde em coortes de doentes.
- Investigação de aplicação clínica: Projetos transacionais com aplicação prática, incluindo investigação de variáveis de prognóstico ou preditivas.
Para projetos comunitários (Comunidade)
- Qualidade de vida: Projetos que promovam a avaliação e melhoria da qualidade de vida nas comunidades;
- Diagnóstico e ligação aos cuidados: Estratégias inovadoras para diagnóstico, ligação e retenção aos cuidados de saúde;
- Prevenção: Iniciativas de prevenção direcionadas a populações especialmente vulneráveis e promoção da literacia em saúde.
Cada projeto pode beneficiar de bolsas até 40 mil euros.
Processo de candidatura e avaliação
As candidaturas são avaliadas por Comissões Externas independentes, compostas por especialistas de mérito reconhecido. Os critérios de avaliação analisam o mérito da equipa de projeto, a qualidade, inovação e metodologia das propostas apresentadas.
As candidaturas decorrem exclusivamente online até 30 de setembro de 2025, sendo possível consultar o regulamento e apresentar propostas em www.gileadgenese.pt.