Hipertensão Arterial – Uma Doença Silenciosa

Artigo de Opinião de Gabriel Lima, do Departmento de Inovação e Cientifico da LISBONPH e Estudante de Ciências farmacêuticas

“Adote hábitos saudáveis para proteger o seu coração. A Hipertensão Arterial, muitas vezes silenciosa, atinge jovens e pode ser controlada com escolhas conscientes, desde a alimentação à gestão do stress.”

É comum caracterizar a Hipertensão Arterial (HTA) como uma doença silenciosa uma vez que, na maioria dos casos, esta não provoca sintomas imediatos e evidentes.
No entanto, com o decorrer dos anos, a pressão arterial excessiva danifica os vasos sanguíneos e os principais órgãos do corpo humano, como o cérebro, o coração e os rins, originando sintomas, tais como: cefaleias, tonturas, zumbidos, dores no peito, taquicardia e dispneia.


Nos últimos anos, a HTA tem sido cada vez mais frequente em idades mais jovens.

Estudos recentes mostram que cerca de 1 em cada 10 adolescentes tem valores elevados de pressão arterial. Estima-se que esta patologia afeta cerca de 35-40% da população na Europa e que, em Portugal, a sua prevalência na população adulta seja de 42,6%, contribuindo para 45% do total de mortes por doenças cardíacas e 51% das mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Tendo em conta que a maioria dos casos tem a sua origem no estilo de vida (stress, tabaco, ingestão excessiva de sal, açúcar ou álcool, entre outros) é extremamente importante adotar um estilo de vida saudável.

Portanto, tenha uma dieta alimentar equilibrada e reduza o consumo de produtos industrializados, diminuindo o consumo de sal e sódio. Pratique exercício físico de forma regular, diminua o consumo de álcool e tabaco, durma bem e cuide da sua Saúde Mental.


Sabia que…
● De acordo com um estudo publicado na revista Hypertension, as sementes de linhaça demonstraram ter um efeito duas a três vezes melhor do que potentes fármacos para a hipertensão como os inibidores da ECA e os antagonistas de cálcio;

● Segundo um ensaio clínico realizado na Universidade Tufts, acrescentar infusão de hibisco à rotina diária poderá oferecer um benefício adicional, comparável até ao efeito proporcionado por fármacos anti-hipertensores;

● A ingestão de alimentos ricos em antioxidantes tais como bagas e chocolate negro, podem aumentar a capacidade de o corpo produzir óxido nítrico (NO), um poderoso vasodilatador, que auxilia no tratamento
da HTA. O mesmo se aplica ao consumo de certos vegetais, como beterraba e verduras, que são ricos em nitratos naturais, os quais o corpo consegue converter em NO.

Assuma o controlo do seu coração ao incluir estes alimentos na sua dieta e evite uma das principais patologias associadas ao motor do corpo humano.

LISBONPH

“A LisbonPH, Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia de Lisboa, é uma associação sem fins lucrativos, fundada por um grupo de estudantes empreendedores, dinâmicos e com vontade de acrescentar valor à sua formação, através do desenvolvimento de projetos focados no Profissional de Saúde.” (Descrição no site oficial)

Para atualizar e acrescentar valor à formação dos Profissionais de Saúde, a LisbonPH desenvolveu o Curso e-Learning “Hipertensão Arterial” sob a coordenação do Professor Doutor Henrique Silva, em conjunto com a Ordem dos Farmacêuticos.

Este curso é creditado pela Ordem dos Farmacêuticos em 3 CDP e tem como objetivos classificar os mecanismos fisiopatológicos que levam à hipertensão e aconselhar o doente relativamente aos cuidados e prevenção da doença. 

O curso tem uma duração de 20 horas e encontra-se disponibilizado na plataforma da Ordem dos Farmacêuticos. Saiba mais nos sites oficiais da LISBONPH e Ordem dos Farmacêuticos.