Histórico: FFUC nunca teve tantos estudantes inscritos
Faculdade celebrou esta semana o seu 103.º aniversário. O Diretor da FFUC, Fernando Ramos, sublinha que “um curso na Faculdade de Farmácia é sinal de futuro e de empregabilidade”.
A sessão solene do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) decorreu a 7 de maio, no Anfiteatro Caetano de Santo António.
O Diretor da FFUC, Fernando Ramos, regozijou-se com o número atual de estudantes. “A Faculdade de Farmácia tinha, ao dia de ontem, 1 697 estudantes”, sendo que “nunca estiveram tantos estudantes inscritos” na FFUC. Ao comparar com o ano letivo anterior, o diretor referiu que “as colocações em primeira opção” subiram de “54,5% para 66,3%”. De acordo com o responsável, tais valores advêm do reconhecimento de que “um curso na Faculdade de Farmácia é sinal de futuro e de empregabilidade”.
Fernando Ramos referiu que a procura pela FFUC se deve à sua oferta formativa atual, sublinhando a “entrada em funcionamento, este ano lectivo, de mais dois novos cursos”: o Mestrado em Medicamentos e Suplementos Alimentares à Base de Plantas e o Curso de Especialização Avançada em Radiofarmácia. Para o futuro, o diretor da FFUC afiançou que a faculdade vai “continuar a aprofundar a experiência formativa em parceria com outras Unidades Orgânicas da UC.
Durante a sessão, deixou o alerta de que a “contratação de mais docentes” é “inevitável”. Fernando Ramos acrescentou ainda que é preciso reforçar o “número de funcionários não docentes em várias áreas”.
Refletindo sobre a questão das contratações, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, mencionou a necessidade de “um rejuvenescimento inteligente”. “Temos de ter capacidade de criar farmacêuticos para o futuro”. Não obstante, o Reitor da UC assegurou que nunca ficará “um curso sem funcionar por causa [da falta] de recursos humanos”.
Quanto a infraestruturas, Amílcar Falcão reconheceu que ainda há muito a fazer. No futuro, “as acessibilidades ao Pólo III serão completamente diferentes”, com a possibilidade de um “siloauto” e um alargamento da cantina.