Infarmed aprova comercialização de três produtos à base de canábis
São agora quatro os produtos farmacêuticos à base de canábis disponíveis em Portugal.
O Infarmed aprovou três autorizações de colocação no mercado de preparações à base de canábis para fins medicinais, passando a existir quatro produtos farmacêuticos à venda em Portugal, adiantou esta o Infarmed.
Os medicamentos são indicados para várias doenças, por exemplo, doenças oncológicas, náuseas e vómitos causados por quimioterapia, estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes em tratamento oncológico ou com sida.
Portugal passa a ter quatro medicamentos, à base de canábis, à venda no mercado. Isto depois de a Autoridade do Medicamento (Infarmed) aprovar três autorizações de colocação no mercado de preparações à base de canábis para fins medicinais.
Até agora, só estava disponível no mercado uma preparação à base canábis, tendo sido a comercialização aprovada em 2021. Estes produtos só podem ser adquiridos com receita médica e dependendo sempre da avaliação que o médico fizer.
Os quatro medicamentos que passam a estar disponíveis nas farmácias são indicados para várias doenças e transtornos. Por exemplo, para dor crónica associada a doenças oncológicas, náuseas e vómitos causados por quimioterapia, estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes em tratamento oncológico ou com sida.
Desde 2019 que a utilização da canábis para fins medicinais é permitida em Portugal.