Infarmed atualizou listas do regulamento sobre notificação prévia de transações de medicamentos para exportação

Infarmed atualizou listas do regulamento sobre notificação prévia de transações de medicamentos para exportação

Atualização foi anunciada numa circular divulgada pela Autoridade Nacional do Medicamento esta segunda-feira, 5 de junho.

Numa circular informativa publicada no site do Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento revelou que procedeu à as listas anexas ao Regulamento sobre notificação prévia de transações de medicamentos para o exterior do país.

Em causa, explica a mesma circular, estão:

  1. Lista de medicamentos cuja exportação, ou distribuição para outros Estados-membros da União Europeia, e respetivas quantidades dependem de prévia notificação pelo distribuidor por grosso ao INFARMED, I.P. (Deliberação n.º 038/CD/2023);
  2. Lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa, e que abrange todos os medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de maio, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional (Deliberação n.º 039/CD/2023).

O Infarmed informa ainda que, “no sentido de refletir as atualizações efetuadas ao anexo I do Regulamento sobre Notificação Prévia de transações de medicamentos para o exterior do país, a plataforma SiExp será também atualizada”.