Infarmed avança com inspeção à preparação de medicamentos no IPO de Lisboa
Degradação das condições no serviço de farmacêutica, que motivou demissão da diretora e pedidos de escusa de responsabilidade, está na origem da ação.
O Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) anunciou uma inspeção para verificar se há problemas na preparação dos medicamentos utilizados no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.
A decisão do Infarmed surge na sequência da escusa de responsabilidade de todos os farmacêuticos do IPO de Lisboa. Os profissionais queixam-se de falta de recursos humanos e materiais, que compromete os cuidados que são prestados aos doentes.
À “TSF”, a autoridade do medicamento diz já ter contactado o IPO e pedido esclarecimentos sobre as condições em que são preparados os medicamentos e vai fazer uma ação inspetiva, para analisar a situação.
Recorde-se que, no passado dia 6 de outubro, a diretora dos serviços farmacêuticos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, Rute Varela, demitiu-se, alegando escassez de meios. O Conselho de Administração aceitou a demissão e rejeitou qualquer risco de segurança para os doentes.
Já na semana passada, todos os 22 farmacêuticos do IPO de Lisboa apresentaram escusa de responsabilidade.